Com o lema “Com amor é possível viver melhor”, aproximadamente 1,2 mil alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, da escola municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, localizada no bairro Viver Melhor 2, zona Norte, participaram na manhã desta quinta-feira, 21/9, da 1ª Caminhada pela Paz. Com faixas com frases temáticas, a programação foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Movimento Mundial pela Paz – Living Peace International, contando com alunos, professores, convidados e a comunidade que acompanhou de perto durante o percurso aos arredores da unidade de ensino.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é celebrada em 21 de setembro, com objetivo de que o mundo todo observe um dia de paz e de não violência. O lema da caminhada foi inspirado nos seis pontos da arte de amar sintetizados no dado da paz: ser o primeiro a amar, amar a todos, amar o outro, escutar o outro, perdoar uns aos outros, amar uns aos outros.
Um dos coordenadores do Movimento pela Paz na unidade de ensino, que é piloto do projeto, o professor de ensino religioso Bibiano Garcia, destacou o trabalho realizado pela escola com os alunos, na qual a caminhada é apenas uma das várias ações pedagógicas nesse sentido.
“A escola tem um papel de promover o que de fato é bom para que o ser humano possa desenvolver dentro de si a cultura da paz. Nós estamos em parceria com o Living Peace, que é o Movimento Mundial pela Paz. Os nossos alunos e professores levaram para a rua o nosso desejo que o mundo possa ter paz. O Living Peace está sendo realizado em vários países, sendo mais de 500 mil escolas, com mais de um milhão de estudantes envolvidos. Queremos que verdadeiramente o mundo possa ser melhor, por isso, estamos aqui”, completou.
Diretamente da Itália, o coordenador-geral do Living Peace International, o uruguaio Dr. Carlos Palma, fez questão de enviar uma mensagem especial para os educadores, alunos e o poder público pelo apoio e pela realização do evento sobre uma temática tão importante em todo o planeta.
“Obrigado por esse ato, na qual o secretário-geral das Nações Unidas convidou a fazer paz com atos concretos, e foi o que vocês fizeram com essa caminhada, mas também quero agradecer de modo particular a duas pessoas que ajudaram nesse evento, no caso a secretaria municipal de educação, Dulce Almeida, e o prefeito de Manaus, David Almeida, que apoiaram toda a preparação”, completou.
Para a aluna do 6º ano, Gleici Yasmim, de 13 anos, que participou de toda programação, disse que a temática tem uma relevância muito grande na escola, com seus colegas e até na sua família como um todo.
“O tema da minha turma foi respeito, mas tem que respeitar também no relacionamento, mas tudo isso é muito importante. A paz é essencial, porque o professor de ensino religioso faz com que esse tema seja bem-visto por todos da escola. Isso ajuda muito, tudo isso é realizado com os alunos, professores e a gente leva para casa também”, comentou.
Fotos – Ulisson Santos / Semed