Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Profissionais de residência médica da prefeitura apresentam trabalhos em encontro nacional

Preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) da Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura de Manaus, irão apresentar trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), que acontece de quarta-feira a sábado, 20 a 23/9, em Fortaleza (CE).

Ao todo, 31 trabalhos de participantes do programa foram aprovados pela comissão avaliadora do congresso. Dentre eles, 12 foram selecionados para apresentação oral nas Sessões Comentadas do evento, a serem realizadas na Universidade de Fortaleza (Unifor), e 19 para exposição em pôsteres, que serão exibidos no Centro de Eventos do Ceará.

O coordenador pedagógico do PRMMFC da Esap, Mauro Magaldi Lins, relata que os residentes do programa tiveram forte estímulo e apoio dos preceptores para produzir trabalhos para o CBMFC, o que explica o grande número de produções aprovadas, e pontua ainda que vários profissionais da residência se organizaram para viajar e participar do encontro na capital cearense.

“Estamos com um número importante de residentes, que irão discutir e vivenciar as atividades no congresso. Isso é muito importante para eles, como residentes, e também para a qualificação do programa da Esap”, assinala o coordenador, pontuando que o PRMMFC foi criado há 12 anos e conta com 12 preceptores e 45 residentes na atualidade.

Mauro enfatiza a importância da participação no encontro para divulgação do trabalho desenvolvido por integrantes do programa de residência médica da Esap, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Essa produção científica registra o que a residência médica da Esap está produzindo e fortalece a importância dela junto à comunidade, mostrando como ela está contribuindo para a Atenção Primária à Saúde em Manaus”, declara o coordenador, também integrante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que organiza o CBMFC.

Entre os temas enfocados nos trabalhos selecionados para o CBMFC, estão ações desenvolvidas no âmbito da atenção básica em Manaus, a exemplo da implementação de uma horta comunitária em uma unidade de saúde básica e da coordenação do cuidado do pré-natal, e do uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para acesso à saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que é especialista em Medicina de Família e Comunidade, também participa do evento como técnica e gestora. Ela destaca a importância do congresso para a troca de conhecimentos entre os profissionais das diversas áreas do país, com o intercâmbio de experiências exitosas, que podem ser referência para o aprimoramento das práticas locais e para o fortalecimento da atuação dos profissionais junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Incentivamos a produção de trabalhos e a participação das nossas equipes em encontros que privilegiam a discussão técnica e científica, para que possamos cada vez mais melhorar as nossas atividades no campo da atenção primária em saúde”.

Congresso

Em sua 17ª edição, o CBMFC discute os avanços e desafios da Atenção Primária à Saúde no Brasil, colocando em pauta a formação profissional, políticas públicas e modelos de assistência que beneficiem a população. O encontro tem na agenda atividades científicas diversas, entre conferências, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa e cursos.

O congresso enfoca temáticas divididas em seis eixos: Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca; Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde; Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS; Abordagem Familiar na MFC e na APS; Abordagem Comunitária na MFC e na APS; e Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina da Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde.

O evento é organizado pela SBMFC, que congrega médicas e médicos de família e comunidade, e outros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de professores, preceptores, pesquisadores e outros profissionais; em conjunto com a Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACEMFC).

Fotos – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus constrói ponte de madeira para moradores no conjunto Canaranas

Victória Farias

Prefeitura de Manaus amplia calçamento do entorno do Parque do Mindu, no bairro Parque 10

Victória Farias

Prefeitura certifica comunitários do bairro Betânia após capacitação para formação de cuidadores de idosos

blitzamazonico