Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus capacita guardas municipais sobre procedimentos técnicos no local do crime

Prefeitura de Manaus, por meio da Coordenação de Cursos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), promoveu, nos dias 17 e 18/8, a capacitação de 30 guardas municipais da capital, com o curso presencial “Procedimentos Técnicos: Local do Crime”, ministrado pela perita criminal Laura Bernardes, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

A qualificação ocorreu na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), na zona Oeste da cidade, e teve a participação de uma especialista na área, responsável em ministrar cursos na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e na Academia de Formação de Oficiais Militares.

De acordo com Bernardes, a capacitação teve por objetivo compartilhar conhecimentos sobre a importância de garantir a rastreabilidade da prova desde o local do crime até o julgamento pelo magistrado, conjunto de procedimentos conhecido como cadeia de custódia.  

“No primeiro dia do curso, tratamos sobre a prova no Processo Penal, para que eles possam identificar esses vestígios no local e façam o isolamento adequado para preservação das evidências. Tratamos, ainda, sobre os diferentes locais de crimes: morte violenta, acidente de trânsito, ambientais, locais internos e externos. Cada um deles foi abordado conforme suas peculiaridades”, explicou Laura Bernardes.

No segundo dia do curso, foram compartilhados casos reais, para que os guardas municipais pudessem esclarecer dúvidas e aprender, de fato, como deve ser feita a preservação da cena do crime para que se obtenha êxito na elucidação dos delitos.

Para o guarda municipal Adriano Gomes, a experiência foi bastante enriquecedora. “É muito importante estarmos sempre atualizando nossos conhecimentos e realizarmos o trabalho corretamente, para colaborar com o serviço da perícia. Fazer o isolamento adequado de uma área de crime é imprescindível e obter esse conhecimento técnico foi realmente satisfatório”, disse.

De acordo com o agente Espi e coordenador de cursos pela Semseg, Jean Michel Amorim, a ideia é incentivar e criar meios para que mais atividades como essa ocorram continuamente. “Buscamos identificar as necessidades de treinamentos dentro da nossa realidade de atribuições, atuação e especificidades regionais. Esperamos que mais ações exitosas como essa ocorram e, principalmente, que esse investimento retorne para o cidadão e para a cidade de Manaus em um serviço prestado com cada vez mais excelência”, declarou.

Capacitação

A Coordenação de Cursos da Guarda Municipal de Manaus/Semseg tem atuado exitosamente em parceria com a Espi/Semad para a realização de cursos e treinamentos para a Guarda Municipal de Manaus, com o objetivo de aperfeiçoamento, capacitação e atualização de conhecimentos técnicos de agentes municipais de segurança pública.

“Apesar de extremamente importante e necessária, a constante atualização técnica dos agentes é sempre um desafio, pois mobilizar uma turma para a sala de aula força a escala de serviço, em vista das altas demandas em que a GMM atua, como as rondas escolares e diversos patrulhamentos no município”, pontuou Amorim.

Fotos – Altemar Alcantara / Semseg e Thelson Souza / Semad 

Post Relacionado

Prefeito destaca investimentos e ações para transformar a educação de Manaus em uma das melhores

victoria Farias

Prefeitura remove sucatas de veículos abandonados na zona Norte de Manaus

victoria Farias

Prefeitura de Manaus promove novos cursos para arquitetos e engenheiros sobre Alvará de Construção Mais Fácil

victoria Farias