Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura avança com obras no CAPs e na cobertura de quiosques do parque Amazonino Mendes

As obras no platô B do parque Amazonino Mendes avançam especialmente no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que terá 626,20 metros quadrados de área construída. A empreitada é da Prefeitura de Manaus e está criando um novo espaço público e de qualidade nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, entre as zonas Leste e Norte da cidade. O projeto arquitetônico do parque é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O CAPs recebe serviços de forma da laje e das vigas. Ainda no platô B são realizados o piso da academia de ginástica; montagem das telas do playground e implantação da caixa d’água dos quiosques. Já no platô A do parque está sendo concretado o piso da quadra poliesportiva e iniciadas as coberturas dos quiosques, além de concretagem do paraciclo. A obra na ciclovia também segue neste setor.

A ciclovia, a faixa verde arborizada e a pista de caminhada são um conjunto no complexo, que vão percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, percorrendo desde a estrutura urbana até o residencial, ligando os mobiliários de ponta a ponta.

O prefeito David Almeida anunciou a entrega da obra para outubro como parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus. A etapa que será inaugurada tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada até ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

“A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, foi licitada, teve a ordem de serviço assinada e em breve iniciam as obras”, afirmou o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

A intervenção da prefeitura vai dar às zonas Norte e Leste uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear desta escala na capital.

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um playpet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba; quanto as culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus monitora fluxo de veículos pesados na avenida Constantino Nery

victoria Farias

Técnicos da Prefeitura de Manaus participam de simulado de emergência em rede de gás natural

blitzamazonico

Obra de manutenção no ‘Viaduto do Manoa’ consta em prazo de garantia e é custeada por empresa

blitzamazonico