Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria inaugura unidade em prédio próprio em Itacoatiara e amplia atuação no interior do Estado

Com o compromisso de expandir o acesso à justiça, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou nesta quinta-feira (10) a sede própria do Polo do Médio Amazonas, em Itacoatiara. A unidade também abrange os municípios de Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba, e seguirá levando atendimento a mais de 170 mil pessoas. A Defensoria está instalada na região desde 2018.

 A cerimônia, realizada na sede da unidade, localizada na rua Borba, s/nº, bairro Pedreiras, contou com a presença do defensor público geral, Ricardo Paiva, do prefeito do município, Mário Abrahim, do procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e dos deputados Cabo Maciel e Thiago Abrahim, entre outras autoridades locais.  

Para Ricardo Paiva, a nova unidade é fruto de um melhor gerenciamento do orçamento da instituição e é a realização de mais uma parte da missão de chegar a todos os municípios do Amazonas. “Essa é a terceira unidade própria da Defensoria e a ideia é fortalecer o processo de interiorização para estar ao lado da população, de pessoas que têm dificuldade em garantir seus direitos. E o que nós queremos é, cada vez mais, garantir o acesso à justiça a essas pessoas”, afirmou. 

 Para dar celeridade aos atendimentos, a unidade vai contar com cinco defensores, dois técnicos jurídicos, dois analistas jurídicos, dois residentes jurídicos, seis estagiários e um servidor cedido pela prefeitura local.  

Além dos atendimentos convencionais, a sede vai dispor de um espaço multimídia, com computadores e acesso à internet, voltado para assistidos com familiares presos em outras comarcas. Para a coordenadora do Polo, essa estrutura reforça a missão da instituição, que é garantir assistência jurídica gratuita aqueles que mais precisam.

“Esse espaço foi desenvolvido especificamente para a Defensoria e para as necessidades dos nossos assistidos. E aqui nós temos uma novidade. Essa vai ser a primeira unidade da DPE a disponibilizar uma sala multimídia com equipamentos e conexão de internet para os aqueles que têm familiares encarcerados em outros municípios. Essa é uma forma de proporcionar proximidade e contato entre aqueles que não têm condições financeiras de pagar uma viagem, por exemplo”, destacou a defensora.   

Homenagem

 O Polo do Médio Amazonas também leva o nome do Itacoatiarense Alberto Rodrigues do Nascimento, uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à população mais vulnerável de Itacoatiara e dos municípios adjacentes.  

Alberto iniciou sua vida profissional aos 16 anos como auxiliar no Cartório do Primeiro Ofício de Itacoatiara, prestou concurso público para Tabelião/Escrivão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e durante toda sua carreira profissional exerceu diversos cargos, desde Tabelião, em 1958, até a função de Diretor de Secretaria de Vara da 16ª Vara Cível da Comarca de Manaus, em 2006. 

Durante a cerimônia, o filho, procurador-geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, discursou em nome dos familiares. “Eu e minha família estamos transbordando de felicidade. Alberto Rodrigues do Nascimento, de quem eu herdei o nome, iniciou seu ofício prestando serviços gerais no mesmo cartório em que depois veio a ser Tabelião. Meu pai tinha o hábito de não cobrar os mais necessitados. E hoje, com a benção do destino, a Defensoria, cuja missão institucional é assistir aos mais necessitados, recebe o nome dele”, agradeceu o PGJ. 

Investimento

Durante a solenidade, o deputado estadual Cabo Maciel destacou o avanço da DPE-AM no interior do Estado e anunciou a destinação de R$ 1 milhão para investimento nas ações itinerantes da instituição. O deputado estadual Thiago Abrahim concederá o mesmo valor à DPE-AM. 

Unidade Sustentável

Com espaço amplo, o Polo Médio Amazonas foi projetado de maneira sustentável em contêiner e dispõe de recepção e triagem, salão de atendimento, salas para os defensores, espaços multifuncionais, banheiros, depósito, rampa de acesso para pessoas com deficiência (PCDs), copa e estacionamento. 

A unidade oferta atendimento nas áreas de família, registro público, cível, previdenciário, infância e juventude, execução criminal, criminal e atendimento à mulher vítima de violência doméstica. 

Os interessados devem realizar o agendamento por meio do WhatsApp da Defensoria, através do número (92) 98559-1599. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.  

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.    

Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12* polos (*incluindo o Polo do Juruá, que funciona com atendimento virtual) e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).   

Em 2022, a ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM. 

Post Relacionado

DPE-AM realiza mais de 600 atos em mutirão de atendimentos na comunidade São Francisco do Caramuri

victoria Farias

Corpo de Bombeiros alinha estratégias de combate aos focos de incêndios com representantes de 21 municípios

EDI FARIAS

Pesquisa da Fecomércio AM revela alto interesse dos consumidores na Black Friday 2024

victoria Farias