Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reúne famílias de crianças autistas no 3º Arraial do Eamaar

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência, Social e Cidadania (Semasc), reuniu, nesta sexta-feira, 4/8, famílias de crianças e adolescentes autistas atendidas no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), durante a 3ª edição do “Arraial do Eamaar”. A festa aconteceu na sede da unidade, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste.

O evento teve como objetivo celebrar a diversidade e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de proporcionar momentos de descontração e interação entre as famílias. Gerenciado pela Semasc, o equipamento possui mais de 6 mil crianças e jovens sendo acompanhados por alguma especialidade.

“Esse nosso projeto é um sucesso. As crianças autistas não têm habilidade para estar em qualquer canto, devido à dificuldade de adaptação, pensando nisso nós criamos esse arraial da inclusão. Além de pensar nas crianças, também preparamos um mix musical para os pais se divertirem. O trabalho que fazemos aqui é reconhecido como referência, não só no Amazonas, como também em outros Estados. Então, temos que celebrar”, comentou Alexandre Mascarenhas, diretor do Eamaar.

A festa contou com diversas atrações culturais, como o grupo de dança de carimbó da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, grupo de dança das crianças do Eamaar e a tradicional Ciranda Sensação da Raiz. Além disso, também houve apresentações de cantores regionais e os participantes desfrutaram de comidas típicas, lanches diversos e brinquedos para as crianças.

“Estou aqui com os meus dois filhos autistas, que fazem acompanhamento aqui no Eamaar, e eles estão gostando muito da festa, se adaptaram muito bem ao ambiente. Sempre trago eles para os eventos para se divertirem, trabalhar essa questão da inclusão é muito bom. Sou grata pelos meus filhos estarem felizes e poderem contar com um atendimento tão bom”, ressaltou a dona de casa Jéssica Arruda, de 26 anos, que é mãe do Emanuel, de 2 anos, e do Lucas, de 7.

Sobre o Eamaar

O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy tem como objetivo realizar atendimentos integrais nas áreas de educação, assistência social e saúde, a nível ambulatorial, ofertados a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 meses a 14 anos de idade que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). 

Atualmente a unidade realiza cerca de 400 atendimentos por dia. O local conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Além disso também conta com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.

Sobre o autismo

O autismo é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento. Esta síndrome faz com que a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões e movimentos repetitivos.

Post Relacionado

Estudantes de escola da zona Norte recebem ação de educação para o trânsito da prefeitura

victoria Farias

Obras da prefeitura do ‘Nosso Centro’ têm acessibilidade integrada desde rampas até elevadores

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus participa de ato público em defesa da população de rua

Victória Farias