Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e CMDCA realizam reunião com candidatos a conselheiros tutelares

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram, nesta segunda-feira, 17/7, uma reunião de alinhamento com candidatos a conselheiros tutelares das zonas Centro-Sul e rural, com o objetivo de orientar os candidatos sobre as futuras etapas do processo eleitoral. O encontro aconteceu no miniplenário Cônego Gonçalves de Azevedo, situado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul da cidade.

“Essa iniciativa foi uma recomendação do Tribunal Regional Eleitoral, o TER, que é nosso parceiro nesse processo, e também da própria Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, a fim de que todos que estão participando do pleito se sintam informados, orientados, e que não haja nenhuma dúvida”, destacou a presidente do CMDCA e subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

No total, 44 candidatos participaram da reunião. No local, foram discutidas questões relacionadas à prova de conhecimentos, às escolas que serão utilizadas como locais de votação e aos números oficiais dos candidatos.

O CMDCA ressalta que haverá reuniões com candidatos de outras zonas ao longo da semana, sendo que a última será realizada na próxima segunda-feira, 24/7. A expectativa é de que mais de 300 pessoas participem dos encontros.

Sobre a eleição

A abertura do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, durante o quadriênio 2023/2027, se tornou pública, por meio de edital publicado inicialmente na edição 5.565 do Diário Oficial do Município (DOM), no dia 13 de abril deste ano. De acordo com o documento, a eleição será realizada no dia 1º/10, das 8h às 17h, em locais a serem definidos pelo CMDCA.

Além de estabelecer e detalhar as normas para a realização do pleito, o edital ainda confirmou a abertura de vagas para o Conselho Tutelar da Zona Norte 2, a décima unidade do órgão na cidade. Cada unidade contará com cinco titulares e cinco suplentes, totalizando 50 conselheiros tutelares eleitos e 50 conselheiros suplentes.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus atua em recuperação de vias no bairro Cidade Nova

blitzamazonico

Com times de Manaus na disputa, semifinais da Taça Brasil de Futsal acontecem nesta sexta-feira, 1º/9

blitzamazonico

Após fiscalização noturna da Ageman, Manausluz faz manutenção corretiva na iluminação pública da avenida Ministro Mário Andreazza

Victória Farias