Blitz Amazônico
Brasil

MIDR reconhece a situação de emergência em mais 10 cidades atingidas por desastres

Estão na lista cinco municípios do Rio Grande do Sul, dois da Bahia e um de Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte

Brasília (DF), 7/7/2023 – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (7), a situação de emergência em 10 cidades do País atingidas por desastres. Estão na lista municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte.
 

No Rio Grande do Sul, cinco municípios foram afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o litoral norte do estado em junho. São eles: Mambituba, Parobé, Imigrante, Presidente Lucena e Venâncio Aires.
 

Desde a ocorrência do desastre, 56 municípios gaúchos já obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência. A cidade de Maquiné, por sua vez, teve reconhecido o estado de calamidade pública. Veja a lista completa dos municípios aqui.
 

Em Santa Catarina, a cidade de São João do Sul foi atingida por fortes chuvas, enquanto Jutaí, no Amazonas, registrou inundações. Já Presidente Jânio Quadros e Rafael Jambeiro, na Bahia, enfrentam um período de estiagem, e Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte, registra seca, que é uma falta de chuvas mais longa do que a estiagem.


Confira neste link portaria do Diário Oficial da União que oficializa os reconhecimentos federais de situação de emergência.


No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.408.


Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil


Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.


As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).


Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.


Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Post Relacionado

Bolsa cai e dólar sobe com investidores preocupados com recessão global após crise bancária

blitzamazonico

Anvisa suspende venda de lotes de preservativos após falha

blitzamazonico

Falta de energia ainda afeta 900 mil pessoas na Grande São Paulo

EDI FARIAS