Blitz Amazônico
Amazonas

Defensor geral participa da consulta pública sobre o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins

De acordo com Ricardo Paiva, DPE-AM vai atuar na promoção da assistência jurídica às famílias afetadas para garantir que os direitos delas sejam respeitados

O defensor público geral, Ricardo Paiva, e a coordenadora do Polo do Baixo Amazonas, defensora púbica Thaysa Torres, participaram, nesta quarta-feira (7), de uma consulta pública, em Parintins, com o objetivo de apresentar à população local as ações a serem desenvolvidas pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) e abrir espaço para o debate com a sociedade. O evento foi realizado no auditório do Colégio Batista, no Centro do município.

O Prosai Parintins tem como finalidade solucionar problemas ambientais, promover a requalificação urbanística, levar saneamento básico e soluções de moradia para o município. Com isso, o programa vai reassentar cerca de 830 famílias que vivem nas áreas de intervenção, das quais 504 famílias serão beneficiadas com unidades habitacionais que serão construídas pelo programa.

“Caso haja necessidade, a Defensoria vai atuar na mediação entre os assistidos e o Governo do Estado, com o intuito de promover assistência jurídica à população alcançada pelo Prosai, a fim de garantir que, durante as ações do programa, os direitos das famílias afetadas, sejam respeitados”, destacou o defensor geral, ao afirmar que a DPE-AM vai acompanhar o andamento das ações no município.  

As obras do Prosai vão impactar diretamente os bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita, localizados às margens da lagoa da Francesa. Na localidade, estão previstas obras de requalificação urbanística, habitação, coleta e tratamento de esgoto, ampliação do abastecimento de água, drenagem urbana e tratamento de áreas de risco socioambiental, sistemas viários, construção de parques e praças e equipamentos públicos.

A consulta pública foi promovida pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  

Além do defensor geral, Ricardo Paiva, e da coordenadora do Polo do Baixo Amazonas, Thaysa Torres, estiveram presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, representantes da Prefeitura de Parintins, vereadores, além das universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado (UEA), entre outros.

Na terça-feira (6), o defensor geral também esteve na Câmara Municipal de Parintins para acompanhar as discussões sobre o assunto.

Texto: Giovanna Andrade

Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM

Post Relacionado

 Em 2023, ADS investiu mais de R$ 10 milhões na compra de alimentos regionais por meio do Programa de Assistência Familiar

EDI FARIAS

Defensoria do Amazonas coleta assinaturas para regularização de terras em Manacapuru

victoria Farias

Servidores do MPAM lançam campanha interna de doações em apoio às vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

blitzamazonico