Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Mais uma DDZ da Semed recebe visita técnica do projeto Justiça Restaurativa

Os cursos da Justiça Restaurativa, promovido por meio da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), seguem a todo vapor. Nesta terça-feira, 30/5, o juiz titular da vara de Medidas Socioeducativas, Dr. Luís Cláudio Chaves, visitou a sede da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Cosme Ferreira, no Zumbi, onde ocorrerá a terceira ação dessa parceria, a fim de conhecer a estrutura e os participantes do curso no dia 20/6.


A parceria com o TJ-AM faz parte das ações do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Semed. Esse projeto ocorre justamente quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou 2023 como “Ano da Justiça Restaurativa na Educação”, para reforçar o combate à violência nas escolas.


“Essa parceria nas escolas é de extrema importância, porque vai realmente resgatar esse olhar humano, porque às vezes as pessoas precisam realmente de uma escuta. Então, esse projeto vem justamente para dar todo o suporte e o apoio necessário para as pessoas que trabalham na escola. O Nupi, que faz parte da Dage, fez todo esse link, para essa ação com o Tribunal de Justiça”, explicou o chefe da Dage, Luiz Oliveira.


De acordo com Luís Cláudio Chaves, conhecer a estrutura da Semed é uma perspectiva única e inovadora para difundir Justiça Restaurativa nesse espaço.

“Então, essa é a nossa ideia de parceria com a Prefeitura de Manaus, levar uma visão restaurativa para dentro das escolas, de diálogo, de compreensão, e que pode se transformar numa ferramenta muito útil para lidar com a situação de bullying nas escolas, que é a raiz de muitos conflitos. Se for resumir numa palavra, essa visita é esperança, pois é como se sonho e realidade estivessem caminhando juntos aqui neste momento”, completou o juiz.


Receber a visita do juiz e posteriormente o curso, segundo o chefe da DDZ Leste 2, Daniel Laborda, é a chave para resolução de diversos problemas nas escolas e também nas comunidades, uma vez que os estudantes podem ser multiplicadores desse aprendizado.


“Quando você passa esse conhecimento, você quebra um pouco esse círculo e trabalha mais a questão da união e explicita de que forma você pode interagir para evitar conflitos por meio do diálogo”, finalizou Daniel.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus sedia 49ª competição de lutas Mr. Cage no anfiteatro da Ponta Negra em abril

blitzamazonico

Visa Manaus dá início à operação “Natal com Saúde” para fiscalizar alimentos nos supermercados da cidade

victoria Farias

Prefeitura leva operação de combate à violência contra a mulher a alunos da rede municipal de ensino

blitzamazonico