Blitz Amazônico
Política

Justiça Eleitoral cassa mandato do deputado Marcelo Crivella

A juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, decretou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella e sua inelegibilidade até 2028, por abuso de poder político em 2020. Na época, Crivella era prefeito do Rio e buscava a reeleição. 

A Justiça considerou que ele abusou de seu poder político ao usar servidores públicos municipais para impedir o trabalho de jornalistas que cobriam a situação dos serviços de saúde municipais durante a pandemia de covid-19. 

Segundo a juíza, o emprego desses servidores violou o direito dos cidadãos à informação e liberdade de imprensa “tendo em vista o interesse de evitar a repercussão negativa daquelas informações sobre a candidatura à reeleição” do então candidato. 

Nota do partido

Em suas redes sociais, Crivella publicou uma nota divulgada pelo seu partido, o Republicanos. Na nota, o partido diz que a decisão, de 8 de maio, não tem efeito imediato e que, portanto, Crivella continua deputado federal. 

O Republicanos afirma, ainda, que a cassação do mandato de um deputado federal não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância que, segundo o partido, “não possui competência legal para isso, sobretudo, porque os fatos, objeto do processo, se referem ao pleito de 2020”. 

O partido se disse confiante de que os recursos já apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) serão “devidamente analisados, considerando as instâncias adequadas do processo”.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-05/justica-eleitoral-cassa-mandato-do-deputado-marcelo-crivella
Foto:© Fernando Frazão/Agência Brasil

Post Relacionado

Presidente Roberto Cidade celebra implantação da União dos Vereadores do Brasil no Amazonas como marco de fortalecimento da política municipalista

victoria Farias

No Dia Mundial do Livro, Roberto Cidade destaca a importância dos autores amazonenses para o fortalecimento da cultura

blitzamazonico

Projeto de Roberto Cidade busca garantir diagnóstico e tratamento contínuo a pacientes com doenças raras no Amazonas

blitzamazonico