Blitz Amazônico
Amazonas

Nudesa realiza audiência pública sobre violência nas escolas do Amazonas, nesta sexta-feira (26)

O evento será realizado no auditório da DPE-AM, na avenida André Araújo, Aleixo, e visa debater a relação dos recentes episódios com a saúde mental dos alunos

O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai realizar, nesta sexta-feira (260, a partir das 9h, uma audiência pública para debater os recentes episódios de violência dentro das escolas do Amazonas.  O evento será realizado no auditório da sede da Defensoria, localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo.

A audiência visa discutir as possíveis causas do aumento do número de casos de violência no ambiente escolar no contexto de saúde mental, para estudar a implementação de medidas de prevenção e enfrentamento, a partir do relato de profissionais de saúde e da educação.

Para participar, os interessados devem preencher o cadastro de inscrição no link https://forms.office.com/r/UZUMyTFj75. A audiência é aberta ao público.

Representantes das secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Saúde (Ses), Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), além da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) também vão participar da audiência.  

“A Defensoria Pública espera ouvir as políticas públicas já implementadas e em planejamento pelo Estado e Município para prevenção, mitigação e enfrentamento de episódios de violência nas escolas. Também será oportunizado à sociedade civil manifestar-se sobre o tema, trazendo relatos de fatos e outras informações que serão igualmente úteis ao procedimento instaurado”, afirma o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Nudesa.

Instauração de procedimento coletivo

O Nudesa, em conjunto com a Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos Humanos, instaurou, este mês, um procedimento coletivo para desenvolver um diagnóstico sobre a situação da violência nas escolas do Amazonas, relacionando a abordagem com a saúde mental dos alunos. Outra proposta do procedimento, é identificar as políticas públicas destinadas a atender esse público, no campo da saúde mental, para promover a atuação coletiva nas medidas de prevenção de novos casos.  

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.  

Em 2022, a DPE-AM alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.    

Onde estamos

– Região Metropolitana: Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.    

– Polo do Baixo Amazonas: Parintins (sede), Barreirinha e Nhamundá.    

– Polo do Médio Amazonas: Itacoatiara (sede), Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.    

– Polo do Madeira: Humaitá (sede) e Apuí.    

– Polo do Médio Solimões: Tefé (sede), Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá.    

– Polo do Alto Solimões: Tabatinga (sede), Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.    

– Polo de Maués: Maués (sede) e Boa Vista do Ramos.    

– Polo de Coari: Coari (sede) e Codajás.    

– Polo do Purus: Lábrea (sede), Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre.  

– Polo do Médio Madeira: Manicoré (sede), Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.    

– Polo do Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira (sede), Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.    

– Polo Rio Negro-Solimões: Manacapuru (sede), Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Novo Airão.  

– Polo do Juruá: Eirunepé (sede), Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira – com atendimentos virtuais já iniciados.  

Foto: Divulgação/Secom-AM

Post Relacionado

Defensoria instaura procedimento para acompanhar regularização de poços artesianos no bairro Colônia Antônio Aleixo

blitzamazonico

Após recomendação da DPE, profissionais de saúde de Autazes recebem capacitação sobre parto humanizado

victoria Farias

Wilson Lima homologa resultado final do concurso do Detran Amazonas

blitzamazonico