Blitz Amazônico
Amazonas

Maio Roxo: Com alerta sobre as doenças Inflamatórias Intestinais, Policlínica Codajás realiza ação em saúde

 Em alusão a campanha “Maio Roxo”, mês de conscientização às doenças inflamatórias intestinais, a Policlínica Codajás realizou, nesta sexta-feira (19/05), consultas com o proctologista e nutricionista no setor especializado III, da unidade de saúde. 

O médico proctologista, Raul Costa explica que as doenças intestinais inflamatórias acontecem quando existe um agente causador da doença. Elas são classificadas como inespecíficas, que são doenças auto imunes e duas doenças específicas: a Retocolite Ulcerativa e Idiopática e a doença de Crohn.  

Os casos mais comuns atendidos na unidade, segundo o proctologista, são, colites por ameba, infecções sexualmente transmissíveis, Crohn e retocolite ulcerativa. “Essas doenças causam mudanças no hábito intestinal como diarréia, com muco e sangramento, além de dores abdominais, com cólicas e perda de peso.   

O médico alerta que todas as doenças intestinais precisam ser diagnosticadas precocemente, para iniciar o tratamento mais rápido. Sangramentos nasais e alterações no intestino devem ser investigadas o quanto antes.   

Ainda de acordo com o especialista, a inflamação crônica não tratada pode aumentar o risco de cirurgias de urgência e uma evolução para um câncer. “Para evitar problemas de saúde no intestino é preciso evitar fast foods, aumentar a ingestão de frutas e verduras, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física e dormir bem”, finalizou.  

Atendimento   

O diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo explica que a unidade de saúde atende mensalmente cerca de 30 mil usuários do SUS nas mais de 30 especialidades e que o serviço de nutrição e proctologista é regulado. 

“Todo usuário do SUS pode dirigir-se a UBS e em consulta médica de rotina solicitar o atendimento com especialista, para via sistema ter esse atendimento tão necessário para todos nós. Estamos aqui diariamente aguardando cada usuário, com humanidade e profissionalismo necessário”, declarou. 

Post Relacionado

Nova gestão da DPE-AM nomeia cinco novos defensores públicos para reforçar atuação no interior do Estado

blitzamazonico

ADS inaugura Feira de Produtos Regionais na região rural de Parintins

EDI FARIAS

Em Lábrea, mulheres trans oficializam mudança de nome e gênero com apoio da DPE-AM

blitzamazonico