Blitz Amazônico
Amazonas

Em Manaus, 323 máquinas de lavar e refrigeradores são verificados em operação do Ipem-AM

Nesta sexta etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado (PNVM), os alvos da ação das equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) foram as máquinas de lavar roupas e refrigeradores de uso doméstico. Em Manaus, 323 destes eletrodomésticos foram verificados no período de 15 a 18 de maio. Não houve constatação de irregularidades em nenhum dos 27 estabelecimentos comerciais visitados na capital amazonense.

Coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a ação é realizada simultaneamente em todo país, com o objetivo de coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal. O programa tem duração de 90 dias, onde em cada semana um produto é alvo de fiscalização. Desde o início do PNVM até agora, já foram verificadas balanças, kit de GNV, capacetes, postos de combustíveis e componentes cerâmicos).

Tanto as máquinas de lavar quanto os refrigeradores de uso doméstico não precisam ser certificados, no entanto os fiscais do Ipem-AM verificam o cumprimento obrigatório da existência, de forma clara e explícita, da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de eficiência energética, a qual deve possuir o número de registro no Inmetro.

O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, destacou a necessidade da presença da ENCE nos eletrodomésticos, não apenas pela questão da eficiência energética, mas, principalmente, pela segurança.

“A ENCE é importante para que o consumidor possa checar a indicação de eficiência energética do eletrodoméstico, além de conter o selo do Inmetro, que atesta a segurança do produto”, ressaltou.

Renato Marinho reforça que as operações têm caráter orientativo, mas que, caso sejam encontradas possíveis irregularidades, os estabelecimentos serão orientados a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Confira as dicas na hora de adquirir máquina de lavar e refrigerador de uso doméstico:

– O produto em exposição deve possuir, de forma clara e explícita, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de eficiência energética;

– Consumidor deve ficar atento ao desempenho energético dos equipamentos. Isso é importante para que, no final do mês, a conta de energia não se torne a vilã do orçamento mensal da família;

– Informações que devem conter na etiqueta:

– Fornecedor;

– Marca/Modelo;

– Informação do número do registro junto ao Inmetro;

– Capacidade (em litro para refrigerador e em quilo para máquina de lavar roupas)

Ouvidoria do Ipem-AM

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-AM, no telefone 0800 092, segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e das redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Post Relacionado

Defensoria Pública do Amazonas instaura Procedimento Coletivo para apurar reajuste tarifário da Águas de Manaus 

victoria Farias

Defensoria do Amazonas participa de audiências da 29ª Semana Justiça pela Paz em Casa 

victoria Farias

Converge Amazônia promove Semana Mundial das Águas e fortalece mobilização rumo à COP 30

blitzamazonico