Blitz Amazônico
Amazonas

CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO AMAZONAS

ASSUNTO: Começa nesta segunda-feira (8/5) a Semana Nacional do Registro Civil com foco na emissão de Certidões de Nascimento à população socialmente vulnerável. O evento no estado é coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e envolve o trabalho de 45 órgãos, instituições e entidades que estarão juntos, no Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, trabalhando para assegurar um direito básico do cidadão: o seu registro civil.

Os indivíduos considerados socialmente vulneráveis (população em situação de rua; povos originários; população ribeirinha; refugiados, dentre outros, conforme Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de Justiça) poderão obter a sua Certidão de Nascimento (1.ª ou 2.ª vias) gratuitamente, e, ainda, outros documentos. O atendimento será realizado ao longo de toda a semana – até sexta-feira, dia 12 -, sempre das 8h às 14h.

“Essa ação cumpre o Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de Justiça, que tem entre as suas diretrizes a intenção erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica ao cidadão, especialmente à população socialmente vulnerável. E atuaremos em parceria, no Amazonas, com 45 órgãos e instituições, que compreenderam a importância desse esforço coletivo, de poder levar cidadania às pessoas desprotegidas social e economicamente”, disse o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, acrescentando que quase 3 milhões de brasileiros não possuem a Certidão de Nascimento (Dados Estatísticos do Registro Civil do Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

A Certidão de Nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo no País, que passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade e filiação. É essencial para a obtenção de outros documentos e também para assegurar o acesso a benefícios governamentais e a projetos públicos.

CONFIRA ALGUNS DOS SERVIÇOS QUE SERÃO OFERECIDOS NO AM:

CARTÓRIOS/ARPEN AMAZONAS E BRASIL – Emissão da 1.ª e 2.ª vias da Certidão de Nascimento, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade.

ANOREG/AM – Orientações ao público sobre os serviços extrajudiciais no estado, esclarecendo dúvidas e realizando os encaminhamentos necessários, incluindo os casos vinculados aos cartórios do interior.

JUSTIÇA ITINERANTE – Atendimento de demandas jurídicas das áreas de Família (divórcio consensual; guarda de filhos; ações de alimentos – pensão alimentícia; dissolução de união estável e outros) e do Consumidor – em casos que envolvam até 20 salários mínimos.

TRE/AM – Emissão do Título de Eleitor aos cidadãos considerados em situação de vulnerabilidade, conforme o Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de Justiça.

POLÍCIA CIVIL – A expedição do “RG” do cidadão ficará sob responsabilidade do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Civil do Amazonas.

POLÍCIA FEDERAL, ACNUR, ADRA, INSTITUTO MANA E OIM – Atendimento e prestação de informações a refugiados e migrantes.

DEFENSORIA E MINISTÉRIO PÚBLICO – Atendimento e encaminhamento das demandas jurídicas.

SEMASC – Cadastros novos e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico).

VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE MANAUS – Orientações e atendimentos sobre Registro de Nascimento Tardio.

RECEITA FEDERAL – Emissão do CPF – Pessoas em situação de Vulnerabilidade (Provimento n.º 140/2023)

FUNAI – Atendimento de indígenas e encaminhamentos.

CDL MANAUS – Oferecimento de consultas ao SPC e Serasa e cadastramento para vagas de emprego.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA SOBRE ABERTURA:

Data e Horário: Dia 8 de maio, segunda-feira; Abertura do evento: 8h00, com presença de vários desembargadores do TJAM, juízes, autoridades do sistema de Justiça, do Executivo e do Legislativo.

Local: Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola – Rua Tupinambá (antiga Rua Gandú), 119, Cidade Nova, Manaus

Informações à imprensa: Acyane do Valle | CGJ – 99282-7910

Crédito: Acyane do Valle/CGJ

Post Relacionado

Defensoria instaura procedimento para investigar quedas de energia em Codajás

victoria Farias

Defensoria entrega ao Ministério dos Povos Indígenas relatório sobre condições dos Yanomami no AM

victoria Farias

Em 90 dias, veículos de unidades de resgate do Corpo de Bombeiros atenderam mais de 580 ocorrências na capital

EDI FARIAS