Em um duelo que o técnico Jorge Sampaoli errou tudo que poderia errar no derby carioca, o Flamengo perdeu o clássico para o rival Botafogo, pelo placar de 3 a 2, na tarde deste domingo, no Maracanã. Com esse resultado, o alvinegro chega a sua terceira vitória consecutiva e lidera o Brasileirão Assaí. Mesmo atuando com um jogador a menos, já que jogador Rafael foi expulso aos quatro minutos do segundo tempo, o time da estrela solitária conseguiu segurar as investidas do ataque Rubro Negro e manteve a ótima fase sob o comando do português Luís Castro. Destaque para o atacante Tiquinho Soares, autor de dois gols e Danilo Barbosa assinalou o outro gol do Botafogo. Pelo lado do Fla, o zagueiro Léo Pereira foi o autor dos dois gols.
SEGUE LÍDER
A torcida do Glorioso está animada com a campanha do Botafogo sendo a única equipe com 100% de aproveitamento nessas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O Fogão segue na ponta da tabela, seguido por Fortaleza e Palmeiras, com sete pontos cada. Essa é a primeira vez em dez anos que o clube termina uma rodada em primeiro lugar.
BOA FASE DE TIQUINHO
Confirmando a boa fase na temporada 2023, o atacante Tiquinho Soares foi o nome do jogo, além de marcar dois gols pelo alvinegro, (um de pênalti e o outro finalizando após bela assistência de Tchê Tchê), ele infernizou a defesa do Flamengo e soube como ninguém a manter a bola no campo ofensivo. Tiquinho chegou a marca de 12 gols com a camisa do Botafogo.
POLÊMICA DE ARBITRAGEM
Um lance polêmico causou revolta no banco do Botafogo. Aos 31 minutos da etapa complementar, Thiago Maia deu uma entrada forte em Di Placido. A árbitra Edina Alves Batista foi alertada a rever o lance pelo VAR e, após verificar atentamente o lance, decidiu mostrar apenas o cartão amarelo. Na avaliação dos jogadores e comissão técnica do Botafogo, o volante do Mais Querido deveria receber cartão vermelho direto.
BAIXA DE ÚLTIMA HORA
Um dos principais nomes do Flamengo nos últimos jogos, Gerson sentiu um desconforto muscular ainda no aquecimento e desfalcou a equipe contra o Botafogo. Surpreendendo a todos, Sampaoli optou em escalar o lateral Ayrton Lucas como volante, mas não se saiu bem na função. O argentino somente conseguiu melhorar o desempenho da equipe com a entrada de Everton Ribeiro no segundo tempo.
PRÓXIMOS DUELOS
As equipes cariocas somente retornam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), o Flamengo vai até Curitiba onde encara o Athletico na Arena da Baixada. Às 18h30, é a vez de o Botafogo receber o Atlético-MG no estádio Nilton Santos.
Antes disso, o Flamengo vira a chave e concentra suas atenções na Libertadores, onde enfrentará a equipe do Racing, em Buenos Aires. Já o Botafogo encara a LDU também na quinta, no Maracanã, pela Copa Sul-Americana.
FALA SAMPAOLI!
Questionado após a partida, o técnico Sampaoli explicou que Everton sentiu um desconforto durante a semana e não poderia atuar nos 90 minutos.
“A opção foi uma opção similar a Gerson, no sentido de poder agredir o espaço rival e poder também evitar transições. O Everton teve um desconforto e ontem não pôde treinar, e não poderia jogar por 90 minutos. Então, eu preferi essa opção (…) A lesão de Gerson surpreendeu muito. Tive dúvida de quanto tempo o Ribeiro poderia aguentar e eu decidi pelo Ayrton Lucas para proteger a transição por ser um jogador de muita perna, muita chegada”, explicou.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 3 BOTAFOGO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30/04/2023, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Cartão amarelo: Gabigol, Vidal, David Luiz e Thiago Maia (Flamengo) e Tiquinho Soares e Víctor Cuesta (Botafogo)
Cartão vermelho: Rafael e Luís Castro (Botafogo)
Gols:
Flamengo: Léo Pereira, aos 13′ do 2ºT e aos 40′ do 2ºT
Botafogo: Tiquinho Soares, aos 29′ do 1ºT e aos 25′ do 2ºT, e Danilo Barbosa, aos 49′ do 1ºT
FLAMENGO: Santos; Léo Pereira, David Luiz e Fabrício Bruno; Wesley (Marinho), Thiago Maia (Victor Hugo), Vidal (Matheus França) e Ayrton Lucas (Everton Ribeiro); Everton Cebolinha (Bruno Henrique), Gabigol e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio) e Eduardo (Marlon Freitas); Júnior Santos (Di Plácido), Victor Sá (Luís Henrique) e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro.
FLAMENGO 2 X 3 BOTAFOGO | MELHORES MOMENTOS | 3ª RODADA BRASILEIRÃO 2023
Foto: Divulgação Twitter Flamengo