Blitz Amazônico
Política

Programação do Feclam conta com palestra sobre legislação eleitoral

A palestra “Inovações na legislação eleitoral”, apresentada pelo advogado Luís Felipe Medina, membro do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), abriu a programação da tarde desta quinta-feira (20) da terceira edição do Fórum Estadual de Casas Legislativas (Feclam 2023). Realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Fórum reuniu, no Auditório Belarmino Lins, deputados, vereadores e servidores das Câmaras Municipais.

O palestrante falou sobre a Lei Federal nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições por regulamentar o processo eleitoral brasileiro, e dividiu sua explanação em três pontos, iniciando com os atos preparatórios para que o pretenso candidato esteja apto a pleitear um cargo político verificando possíveis pendências eleitorais. “O ponto inicial é o domicílio eleitoral, certidão de quitação eleitoral e também a filiação a algum partido político, já que a legislação eleitoral não permite eleições avulsas”, apontou Medina, ao exemplificar as medidas que devem ser observadas.

Após a cerificação de possíveis impedimentos para candidatura, explicou o advogado, o pretenso candidato deve estar ciente das restrições estabelecidas pela Justiça Eleitoral na fase de pré-campanha. “O pedido de voto, explícito ou implícito, a realização de comícios ou a utilização de material gráfico como banner e outdoor podem fazer com que esse candidato fique inelegível”, diz. 

O terceiro ponto abordado foi a campanha eleitoral, com o especialista chamando atenção à obrigatoriedade de todo partido político preencher o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos nas eleições proporcionais. 

Esse ponto ainda não recebe a devida atenção pelos partidos políticos, segundo o jurista, explicando que o não cumprimento dessa determinação causará o indeferimento do documento de registro eleitoral do partido político, e assim, caso este mesmo partido consiga eleger candidatos, estes serão impedidos de tomar posse dos cargos. “Por isso,  digo a todos os possíveis candidatos, ou seus assessores, que não comecem a pensar em eleição apenas no ano da eleição”, afirmou.  

Feclam

O Feclam é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com o objetivo de debater com vereadores e servidores das Câmaras Municipais dos 62 municípios do Amazonas o papel dos parlamentos e demais temas relacionados às atividades legislativas municipais. O tema desta edição foi “As Casas Legislativas no Contexto Amazônico”.

Post Relacionado

CRE avalia prazo mínimo de 10 anos para renovação de registro de arma

EDI FARIAS

ÉGUA! Governador Wilson Lima vira alvo de nova investigação do MPF por suspeitas de irregularidades em obras da AM-010

Shayenne

Denúncia: peixes que deveriam ser entregues a população é desviado em troca de compra de votos. veja;

Redator