A criatividade do povo brasileiro é conhecida por todos e é uma máxima do nosso país. Aquele famoso jeitinho está presente em diferentes momentos do dia a dia por aqui, e muitas vezes está até no ganha pão do povo.
O goiano Mattheus Alencar, de 27 anos, é mais um destes brasileiros que usaram a criatividade para complementar a renda. Motorista de aplicativo há seis anos, nos últimos meses decidiu abrir uma verdadeira loja dentro do carro, o que rendeu mais de 10 milhões de visualizações nas redes sociais.
Em entrevista ao R7, Mattheus conta que o novo empreendimento começou após a loja de maquiagens da esposa fechar durante a pandemia. Com os estoques de produtos de beleza em casa, o motorista de aplicativo decidiu levar tudo para o automóvel.
“Um dia almoçando com um amigo, ele falou: ‘Cara, coloca os produtos para vender dentro do seu carro. Estou vendendo bastante’. Quando cheguei em casa, vi uma bandejinha de sabonete debaixo da pia e pensei: ‘Vou amarrar atrás do banco e colocar os produtos de maquiagem’”, explica Mattheus.
O primeiro dia de vendas foi um sucesso: com apenas dez produtos no carro, o goiano conseguiu uma receita de R$ 85. Foi aí que o motorista de aplicativo percebeu que o negócio era, de fato, escalável e que poderia ajudar a complementar a renda da família.
A loja com a bandeja foi um sucesso durante quatro meses, mas o que levou Mattheus a fazer sucesso na internet foi uma grande estrutura no banco do carona que ele instalou recentemente. Nos suportes ele carrega maquiagens, perfumes importados e doces. Até água e energético tem dentro do carro.
“A lucratividade é muito boa. Tem produtos que chegam a 50%, 70% e até 100%, então é um baita de um negócio”, diz Mattheus, que fatura mais com as vendas do que com as próprias viagens.
Com informações do R7