Blitz Amazônico
Brasil

Perito de acidente com filho de Alckmin é condenado a 3 anos de prisão

A Justiça de São Paulo condenou por perícia falsa o perito do Instituto de Criminalística (IC) Hélio Rodrigues Ramaciotti, responsável pelo laudo do acidente com helicóptero ocorrido em 2015 que matou Thomaz Alckmin, filho do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e mais 4 pessoas.

A juíza Carolina Hispagnol March, responsável pela ação, condenou o perito a 3 anos de prisão. A sentença, no entanto, foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo (R$ 1.320) a uma entidade pública ou privada com destinação social.

“A gravidade em concreto do delito perpetrado pelo agente público, que o praticou no exercício de suas funções como perito criminal, demanda resposta estatal diferenciada. Nota-se que o réu traiu a confiança nele depositada pelo Instituto de Criminalística de São Paulo e pelos cidadãos, praticando os fatos com violação ao dever para com a Administração Pública e em procedimento de grande notoriedade e repercussão”, escreveu a juíza, em sua sentença.

A magistrada também determinou que Ramaciotti seja exonerado do cargo como servidor público. Ainda cabe recurso à decisão.

Posicionamento do Ministério Público

De acordo com o relatório da promotora de Justiça Sandra Reimberg, Ramaciotti “errou a certificação da aeronave, apontou que chaves do helicóptero estavam em posições adequadas para voo (quando as fotos mostrariam que não) e atestou que uma das chaves, chamada Trim Feel, estava operante, o que também estava em desacordo com as fotos, entre outras imprecisões.”

Ainda segundo a promotora, ele copiou trechos inteiros de pareceres referentes a outros temas, de autoria do Instituto de Aeronáutica Espacial (IEA), do Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTE) e do Comando da Aeronáutica, sem citar as fontes, no laudo do acidente do helicóptero.

As informações são do Terra. 

Post Relacionado

Por falta de funerária na cidade, mãe carrega filho morto no colo; veja vídeo

Shayenne

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

Shayenne

Crise econômica dificulta greve dos caminhoneiros

Shayenne