Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria e Assembleia assinam Acordo de Cooperação Técnica para o fortalecimento e proteção de direitos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), por meio da Procuradoria Especial da Mulher, com o objetivo de unir esforços para ampliar a garantia de assistência jurídica.

Entre as ações a serem desempenhadas em conjunto estão a realização de atividades de conscientização e educação em direitos junto à sociedade civil, e a promoção de meios alternativos de resolução de conflitos, como a conciliação e a mediação.

“Esse diálogo interinstitucional é extremamente importante para avançarmos em pautas essenciais. Na Assembleia, a Defensoria vai estar à disposição daqueles que buscam assistência jurídica e precisam resolver questões na área de Família”, afirmou a defensora pública Carol Carvalho, que vai atuar junto à Procuradoria Especial da Mulher.

O acordo define várias metas, com o intuito de contribuir para o pleno cumprimento das ações, como: a promoção de iniciativas que visem dar celeridade aos julgamentos de casos de violência em geral e a capacitação contínua dos agentes envolvidos nas temáticas relacionadas aos atendimentos que serão prestados.

O defensor público geral, Ricardo Paiva, destacou que o acordo é um grande avanço. “É um passo importante para a Defensoria. Queremos trabalhar junto com a Assembleia para dar todo suporte àqueles que necessitam de assistência jurídica e não possuem condições de arcar com essas despesas. A Defensoria está aberta a futuras parcerias com o Poder Legislativo, a fim de atender a população”, declarou.

O presidente da ALE-AM, deputado Roberto Cidade, ressaltou a importância do acordo para o atendimento às pessoas mais vulneráveis. “Com esse acordo vamos de fato dar agilidade nos processos que vierem até a Procuradoria da Mulher, com a equipe da Defensoria, que estará acompanhando as demandas”, sustentou.

A presidente da Comissão da Mulher, do Idoso e da Família da ALE-AM, e presidente da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Alessandra Campêlo (PSC), avaliou que “a união de forças é muito importante para efetivar os direitos da população”.



Texto: Giovanna Andrade
Fotos: Evandro Seixas/DPE-AM

Post Relacionado

Complexo Booth Line cedia DW Talk e reúne segmento criativo de Manaus

blitzamazonico

Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência no bairro Tancredo Neves

EDI FARIAS

Em São Gabriel da Cachoeira, Sepror registra 94 famílias no PAA Indígena

EDI FARIAS