Blitz Amazônico
Amazonas

Em alta no Brasil, negócios com fornecimento de marmitas cresceram 40% no Amazonas

Levantamento do Sebrae aponta tendência do segmento do ramo de alimentação na comparação ao período pré-pandêmico

Em 2022, foram abertos 930 pequenos negócios de fornecimento de marmitas no Amazonas. O número é inferior aos dois anos anteriores, marcados pelas restrições da pandemia, mas supera 2019 e aponta para o aumento de interessados no ramo. De acordo com dados da Receita Federal em levantamento do Sebrae, a alta de empreendimentos no setor representou 40% se comparado ao período pré-pandêmico.


Em todas as 27 unidades da federação o movimento é semelhante: aumento no número de novas empresas fornecedoras de marmitas durante os primeiros anos de pandemia de Covid-19, seguido de queda em 2022. No entanto, essa redução não foi inferior aos números de 2019 em 24 estados, o que mostra uma tendência nacional. Em todo o Brasil foram quase 80 mil negócios abertos em 2022, frente aos menos de 74 mil em 2019.


O analista de negócios do Sebrae Amazonas, Ricardo Sampaio, explica que o período de quarentena contribuiu para a mudança no nível de exigência do consumidor. “As pessoas estavam acostumadas a comer aquilo que se dispunha e não iam atrás de coisas com maior qualidade funcional. Com a pandemia, elas passaram a pensar mais em qualidade de vida”, analisou.


Nesse cenário, as empresas que optaram pela diversificação perceberam um aumento na clientela. Foi o caso da Casa da Vovó Manu, delivery de marmitas, sopas e sucos veganos. “A gastronomia vegana é um setor que está subindo bastante, até porque a maioria dos meus clientes não são veganos”, observou a proprietária do empreendimento, Manuela Genício. “Eles buscam a saúde acima de tudo, mudando de hábitos”.

Capacitação
Os empreendedores que pretendem investir no segmento de alimentação encontram no Sebrae as orientações e capacitações necessárias para a gestão, marketing e vendas. Ricardo Sampaio reforça que há mercado no setor para quem se especializa.


“Quanto mais especializados forem os fornecedores, mais eles farão inovações no processo, na logística e na própria composição do alimento”, destaca.
Uma das ações oferecidas para desenvolvimento de um produto especializado é o Sebraetec, programa do Sebrae subsidiado em até 70% do custo que oferece acesso a serviços tecnológicos e de inovação, visando à melhoria de processos e produtos. Mais informações podem ser consultadas via telefone ou whatsApp pelo 0800-570-0800.

Post Relacionado

Mais de 2 mil moradores do bairro Novo Aleixo recebem estrutura de rede de esgoto por meio do Trata Bem Manaus

blitzamazonico

Governo do Estado promove mercado de gás natural na Feira Internacional de Gastronomia Amazônica

victoria Farias

Defensoria obtém liminar que garante a aluno ingressar no curso de Direito da UEA, em Manicoré

victoria Farias