Blitz Amazônico
Política

Na CAE, senador Omar vota pela aprovação de lei que simplifica obrigações tributárias em todo o País

Com parecer favorável do senador Omar Aziz (PSD-AM), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o relatório do projeto de lei complementar (PLP 178/2021) que simplifica o Sistema Tributário Nacional. Na reunião realizada nesta terça-feira (21), houve o debate se a matéria, que facilita o cumprimento de obrigações tributárias pelo contribuinte, não ‘atropelaria’ a discussão da Reforma Tributária. Os senadores acolheram pedido de urgência para a apreciação da matéria em Plenário.

Para Omar Aziz, não se justifica excluir o projeto de votação no Plenário unicamente porque o tema será incluído na Reforma Tributária. “A Reforma Tributária não vai ser discutida a toque de caixa. Esse projeto já foi aprovado na Câmara, aqui só tem uma adequação redacional a ser feita. O projeto em questão, diferentemente da Reforma Tributária, tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria, tem apoio da Fecomércio. Até hoje, eu não vi ninguém dessas entidades se pronunciar, eu não vi o agronegócio se pronunciar a favor de reforma tributária. Todo mundo quer, mas ninguém bota a cara para dizer qual é a Reforma Tributária que o Brasil quer”, criticou Omar.

A proposta cria o Estatuto de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, com a finalidade de padronizar legislações e sistemas de tributação, com o objetivo principal de reduzir custos para os contribuintes. O projeto também prevê a simplificação da emissão de documentos fiscais. O PLP 178/2021 facilita ainda os meios de pagamento de tributos e contribuições, por meio da unificação dos documentos de arrecadação.

Hoje no Brasil existem atualmente mais de 1 mil formatos de nota fiscal de serviços eletrônica e nove formatos diferentes de documentos eletrônicos, cuja manutenção custa mais de R$36 bilhões por ano.

Foto: Ariel Costa

Post Relacionado

Lei de Roberto Cidade prevê ampliação dos mecanismos de segurança aquática no Amazonas

victoria Farias

Morre Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira

EDI FARIAS

Agregador nacional de pesquisas mostra prefeito David Almeida com grande chance de reeleição

blitzamazonico