Blitz Amazônico
Educação

Prefeitura de Manaus realiza ‘Seminário de Educação Inclusiva’ com profissionais da Semed

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 1º/3, o “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. O evento ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, bairro Flores, zona Centro-Sul, e reuniu aproximadamente 1.500 educadores.

A ação foi  coordenada pela Gerência de Educação Especial (GEE). O objetivo foi proporcionar o debate sobre a temática, bem como capacitar os diretores, pedagogos e professores, que atuam na educação especial do município.

Na ocasião, houve a palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão. O seminário segue as orientações do “Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, do Ministério da Educação (MEC), que visa apoiar a formação de gestores e educadores, a fim de transformar os sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.

“Inclusão não se faz só falando, não se faz só colocando um alerta à sociedade, mas se concretiza com práticas que têm resultados, que, de fato, mudem a vida de pessoas com deficiência, com práticas de amor e respeito ao diferente. E é esse olhar humano, preocupado com essas pessoas, que o prefeito David Almeida procura ter desde quando assumimos essa gestão”, disse a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida. 

Segundo a  gerente da GEE, Amanda Macanoni, o evento mostra que, hoje, o aluno com deficiência deve estar incluso em todas as modalidades de ensino.

“Falar de inclusão, atualmente, é como se falar de educação em qualquer ensino, porque todos os alunos inclusos estão na rede, nas salas regulares. Eles têm aulas normais e são incluídos em uma perspectiva de mudança, em uma perspectiva de aprendizagem, de modo diferenciado”, ressaltou Amanda.

Uma das participantes foi a professora Sandra Algaranhães, do  Centro Municipal de Educação Infantil Professor Rosendo Neto de Lima. De acordo com a educadora, esse tipo de evento é muito importante para os professores que atuam nas salas de referência.

“É importante tratarmos sobre educação inclusiva,  uma vez que a demanda de  alunos com deficiência está aumentando cada vez mais. Por isso, é muito relevante para os professores das salas de referência participarem desse evento, precisamos falar sobre inclusão, precisamos estar incluídos. E, o melhor jeito para isso, é adquirir conhecimento”, explicou.

O seminário segue nesta quinta-feira, 2/3, com mais um ciclo de palestras sobre educação inclusiva.

Post Relacionado

Professor vai apresentar experiência na rede estadual do Amazonas em congresso nacional

Redator

Estudantes da rede estadual tomam posse na 14ª edição do programa Parlamento Jovem

Redator

UEA e Sejusc lançam cursos de capacitação para atendimento a Pessoas com Deficiência (PcD’s)

blitzamazonico