Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura auxilia empreendedores com mentorias para impulsionar negócios em Manaus

Com o terceiro ciclo iniciado em janeiro deste ano, o programa Salto: Aceleradora de MEIs, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e executado pela Impact Hub Manaus, já auxiliou centenas de empreendedores em toda a capital. Entre homens e mulheres, diversos alunos têm apresentado resultados positivos em relação à metodologia da iniciativa.

Por se tratar de uma aceleradora, o programa é focado em MEIs utilizando a metodologia de três grandes saltos: o primeiro busca o autoconhecimento de cada participante para que ele se reconheça como empreendedor. Após esse passo, o salto dois é aplicado na parte de negócios, mercado e precificação. Já o último, viabiliza canais e ferramentas desenvolvedoras e aceleradoras da microempresa.

“Ano passado nós assumimos em um momento muito complicado da cidade, mas mesmo assim realizamos com um número menor de pessoas e hoje temos cases de sucesso. Eu sempre digo que uma ação do poder público tem que ter medidas compensatórias e resultados. Ao longo de nossa gestão queremos saber como estão e poder disponibilizar mais ferramentas que os auxiliem”, salientou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

De acordo com o líder de turma, Roma Chavez, a troca de experiências é o diferencial do programa. Além disso, a dinâmica desenvolvida para os empreendedores é um fortalecedor importante para a construção da rede de apoio entre eles.

“Uma coisa que nós sempre trazemos para o Salto, independente do tempo e dos ciclos, é a dinâmica. Algumas metodologias usadas em outros lugares apresentam muito conteúdo e pouca prática. Já no nosso programa, trazemos teoria e ação, em que eles podem interagir entre si, além de absorver conhecimento em laboratórios de trocas de experiências”, explicou Roma.

Durante a aula desta segunda-feira, 30/1, a abertura da lição se deu pela dinâmica das apresentações, em que duas empreendedoras foram escolhidas para se identificarem, propondo um momento de muito diálogo e desenvoltura. Ao todo, cerca de 40 pessoas estiveram presentes.

A empreendedora Alice Lagoa trabalha com confecção de bolsas personalizadas, térmicas e nécessaires, há cinco anos, e por conta de uma depressão passou a buscar conhecimento e estudos sobre costuras, onde descobriu sua paixão por bolsas. Segundo ela, o principal objetivo é fazer do seu empreendimento uma fonte de renda fixa para sustentar a família, e o espaço usado para o ateliê é a própria casa, mas pretende ir para outro local.

“Sou fundadora da empresa Alice Lagoa Bolsas e descobri esse curso pelo site da Semtepi. Estou achando muito incrível, desde a primeira aula, pois elas têm sido bem informativas e explicadas. Estou ansiosa pela mentoria de hoje. Acredito que através de uma orientação correta de negócios, vou conseguir sustentar a mim e a minha família”, destacou.

Proposta

O programa Salto: Aceleradora de MEIs visa fortalecer a cultura empreendedora na capital amazonense, com foco no desenvolvimento de capacidades extracurriculares, para que mais empreendedores tenham acesso à informação sobre mercado, comércio e qualidade de produtos e serviços oferecidos por suas microempresas.

Post Relacionado

Julho tem alta de 19% na emissão de certidões de endereço pela prefeitura

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza 3ª ‘Olimpíada da Família’ em creche municipal

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus discute saúde dos trabalhadores da Semsa

Victória Farias