Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas levam vacinação contra a Covid-19 a supermercados

Prefeitura de Manaus em parceria com o governo do Amazonas e o Grupo DB, realiza uma intensificação da vacinação contra a Covid-19 na capital, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14/1. A ação será realizada em seis supermercados, das 9h às 16h, e será voltada exclusivamente para o público de 18 anos ou mais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a medida visa mobilizar a população e facilitar o acesso às vacinas. “A vacinação descentralizada tem sido uma estratégia de sucesso utilizada na campanha de vacinação contra a Covid-19, estimulando a adesão dos usuários, com a instalação de pontos de atendimento em locais e horários alternativos”.

Nas seis unidades que funcionarão como pontos de atendimento estarão disponíveis a primeira e a segunda doses, para os que ainda não iniciaram ou precisam completar o esquema vacinal inicial, assim como todas as doses de reforço autorizadas pelo Ministério da Saúde.

O público geral pode receber duas doses de reforço (3ª e 4ª dose) com intervalos de quatro meses e as pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber até a terceira dose de reforço (5ª dose).

Para se vacinar, o usuário deve observar se já completou o intervalo recomendado e ir ao posto de vacinação com documento de identificação com foto, CPF ou Cartão nacional de Saúde (CNS) e a carteira de vacinação.

A campanha será operacionalizada por registradores e vacinadores da Semsa e da Secretaria de Estado da Saúde, vinculados à Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A diretora da FVS, Tatyana Amorim, ressalta que a parceria entre os órgãos de saúde e o comércio facilita ainda mais o acesso à vacina, que segue como a principal aliada para evitar casos graves da Covid-19.

Unidades

Os supermercados onde a vacina estará disponível nesta sexta e sábado são o Hiper DB Paraíba, na zona Sul; Ponta Negra, na zona Oeste; Cidade Nova e Nova Cidade, na zona Norte; o Super DB da Eduardo Ribeiro, no Centro; e do Mutirão, na zona Leste.

Além dos supermercados, a Semsa mantém a vacinação, nesses dois dias, nas mais de 70 unidades básicas de saúde da rede municipal, 32 dos quais com atendimento a crianças a partir de 5 anos, e quatro voltadas para a vacinação de bebês de 6 meses a menores de 3 anos.

Atrasos

Dados do vacinômetro municipal (https://vacinometro.manaus.am.gov.br) mostram que que mais de 5 milhões de doses de vacina contra a Covid- 19 já foram aplicadas em Manaus, no entanto, mais de 600 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose de reforço. 

“O vírus continua a circular e produzir suas subvariantes e por isso não podemos descansar quanto às medidas de proteção”, insiste a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informando que periodicamente a prefeitura vai continuar a promover ações de intensificação da vacinação na capital.

Todos os locais com vacinação contra a Covid, assim como as informações relativas à intervalos entre doses e públicos contemplado podem ser verificados no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais oficiais (@semamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook).

Post Relacionado

Ouvidoria da Ageman completa 6 anos de atuação com resolução de mais de 90% das demandas

blitzamazonico

Com reajuste da contribuição, Manausmed anuncia novos avanços para servidores, incluindo telemedicina

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura capacita profissionais de saúde para ampliar serviço de inserção de DIU em Manaus

blitzamazonico