DA REDAÇÃO BLITZ AMAZÔNICO
Uma situação comum nos aeroportos brasileiros frustra o sonho de quem deseja viajar de avião, o golpe das passagens aéreas. Atraídas por preços muito abaixo do que o ofertado pelas empresas aéreas, inúmeros clientes acabam caindo no golpe e só fica sabendo que não poderá embarcar no momento que realiza o check-in no aeroporto.
Por conta disso, uma dupla de estelionatários que se passam por evangélicos tem enganado diversos amazonenses que acabam caindo no golpe e deixam de seguir viagem após pagarem pelos bilhetes aéreos.
Via de regra os golpistas agem da seguinte forma, o estelionatário divulga, em grupos de WhatsApp, Facebook e em outras redes sociais, a ilusão que o cliente pode comprar passagens aéreas em promoção, com preços muito abaixo dos valores aplicados nas empresas aéreas. Sem tomar as devidas precauções em verificar a veracidade do anúncio e idoneidade de quem está vendendo as passagens aéreas, muitas pessoas acabam sendo seduzidas pela “oferta imperdível”, a vítima contacta o estelionatário e negocia a compra da passagem aérea.
Confirmado o recebimento do valor combinado, o criminoso, por sua vez, envia o localizador da passagem, que pode ser falso ou até mesmo verdadeiro, porém, nesse último caso, a passagem é adquirido por milhas, que o estelionatário cancela antes mesmo do cliente realizar o atendimento no aeroporto.
Com a certeza que realizou um grande negócio, o cliente faz o pagamento por meio de depósito ou transferência, via de regra feito na conta de terceiros, cuja agência bancária está localizada em outro estado e, quando vai viajar, ou até mesmo verificar o localizador na companhia aérea, é surpreendido com a informação que não existe reserva confirmada em seu nome.
Vale destacar que embora o golpista compre a passagem por meio de milhas, o sistema da companhia aérea irá confirmar a reserva, porém, a medida que se aproxime a data da viagem, o estelionatário cancela o bilhete e quando o cliente comparece no aeroporto com mala e tudo tem a triste notícia que foi vítima de um golpe.
Para agravar ainda mais a situação, a vítima tem uma grande dificuldade em solicitar o reembolso dos valores utilizados na compra da passagem, pois o dinheiro depositado passa por várias contas bancárias em nome de terceiros, até ser sacado pelos criminosos.
O portal de notícias Blitz Amazônico recebeu denúncias da dupla que vem agindo no Amazonas e faz um alerta para que não caiam no golpe desses estelionatários que tentam a todo custo ludibriar um número crescente de vítimas.
Quais precauções para não cair em golpes?
– Ligue o sinal de alerta com as chamadas “promoções” ou com as “ofertas imperdíveis” de passagens aéreas vendidas em redes sociais;
– Desconfie sempre se o preço estiver muito atrativo ou com as chamadas “ofertas imperdíveis”;
– Verifique a maior quantidade de informações sobre a empresa ou pessoa com quem está realizando a compra da passagem (ex.: nome completo, CNPJ, CPF, endereços, telefones, e-mails, redes sociais etc.);
– Faça uma consulta na internet eventual reclamação da empresa ou da pessoa com quem você está negociando a compra da passagem;
– Prefira comprar a passagem com empresas aéreas ou agências de viagens credenciadas no Ministério do Turismo e que não possuam histórico de reclamações na internet;
– Antes de realizar qualquer pagamento ou depósito, verifique se o nome da conta bancária está em nome do vendedor da passagem aérea e pesquise o número da agência;
– Se o nome do titular da conta bancária não corresponder ao nome da pessoa (física ou jurídica) que está negociando a passagem e/ou a agência for de outro município ou estado, desconfie e não faça a transação bancária.