Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza última reunião do ano para fechamento de ações para Zona Franca de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta segunda-feira, 12/12, a última reunião do ano do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), com ações voltadas para as áreas de agropecuária, indústria e comércio. O encontro aconteceu no auditório da Suframa, localizado na avenida Ministro Mário Andreazza, no bairro Distrito Industrial I, zona Sul.

De acordo com o subsecretário operacional da Semtepi, Gustavo Igrejas, essas 11 reuniões, desde a criação do FOPAZFM, pelo Decreto Municipal n° 5.049/2021, foram de suma importância para uma aproximação necessária.

“O fórum foi criado para diminuir um distanciamento histórico que havia entre a prefeitura e a zona franca. Diversas ações foram realizadas e vários problemas foram resolvidos, como o asfaltamento do Distrito Industrial II e o Refis municipal. As demandas para o bom funcionamento da zona franca são trazidas ao nosso conhecimento e nós buscamos resolver”, explicou Gustavo Igrejas.

O encontro deu continuidade e encaminhamento às ações realizadas durante todo o ano de 2022, bem como apresentação de novas propostas para ampliação e fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

Fazem parte desse fórum, e estiveram presentes na 11ª reunião, representantes da Prefeitura de Manaus, de diversas secretarias, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri/AM), a Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), entre outras.

O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, destacou a inovação que o fórum proporcionou.

“Trouxe realmente uma inovação para a indústria, porque é uma forma de interação e integração, entre a prefeitura, governo do estado e governo federal. Quem sai ganhando são os empresários e a comunidade de um modo geral, as pessoas. O fórum trouxe muita coisa positiva”, comentou Azevedo.

O FOPAZFM foi responsável pela articulação para recuperação das vias do Distrito Industrial II, recuperação das vicinais ZF4 e ZF5, criação de um programa de empreendedorismo rural, o Refis municipal 2021, implementação de inspeção e fiscalização sanitária para agricultura familiar, revitalização do centro atrás das secretarias, com prédios como dos bombeiros, INSS, Correios, Basa e Receita Federal, além da resolução da questão envolvendo IPTU x ITR.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança com obras de drenagem profunda em comunidades da zona Norte

Victória Farias

Projeto Mirante e largo de São Vicente da Prefeitura de Manaus recebem licença ambiental do Ipaam

blitzamazonico

Implurb ultrapassa a marca de 164 mil atendimentos em licenciamento urbano

blitzamazonico