Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura reúne profissionais de saúde em discussão sobre o ‘Novembro Roxo’ em Manaus

O mês de novembro também é marcado por ações da campanha Novembro Roxo, que visa sensibilizar a sociedade sobre as formas de evitar o parto prematuro. Para trabalhar o assunto junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), encerrando as programações do mês referentes ao tema, a Prefeitura de Manaus promoveu uma webconferência, na tarde desta quarta-feira, 30/11, reunindo especialistas e tirando dúvidas dos participantes.

A atividade integra a programação do Diálogos na APS, estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para promover a educação contínua e permanente da rede, todas as quartas-feiras. Nesta quarta-feira, o tema da discussão foi “Novembro Roxo – Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

“Todos os anos, o Ministério da Saúde trabalha um enfoque diferente para a campanha, e neste ano foi levantada a discussão sobre a importância do contato pele a pele na recuperação dos bebês prematuros. Hoje, já existem muitos estudos que comprovam o quanto o contato pele a pele beneficia tanto os pais quanto o bebê, e os nossos profissionais podem orientar as famílias quanto a isso”, destacou a gerente de Ciclos de Vida da Semsa, enfermeira Patrícia Marques.

A webconferência também contou com a participação do fisioterapeuta Marcos Carvalho, da Maternidade Doutor Moura Tapajós, e das pediatras e neonatologista Elena Marta Amaral e Rossiclei Pinheiro, ambas membros da Sociedade Amazonense de Pediatria do Amazonas (Saped-AM).

Durante o encontro virtual, os especialistas destacaram a importância do método canguru desde o nascimento do bebê, inclusive quando a família já recebeu alta e voltou para sua residência. Além disso, foram abordados os cuidados que se deve ter para evitar a ocorrência de um parto prematuro.

“Infelizmente, quanto mais prematuros nós temos, maior é a mortalidade infantil, e a gente trabalha para sensibilizar a população sobre esse risco. Há diversos fatores que predispõem o parto prematuro, como uso de drogas e tabagismo, mas é a regularidade do pré-natal que pode reverter esse cenário e é apontada como a melhor forma de reduzir esse índice”, disse Patrícia.

Post Relacionado

‘Festival Junino’ encerra primeiro semestre de atividades do CMEE André Vidal da Prefeitura de Manaus

victoria Farias

Equipes da Prefeitura de Manaus recebem orientações sobre regulamentação de postos de combustíveis

blitzamazonico

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

Victória Farias