Blitz Amazônico
Amazonas

Mutirão Previdenciário da Defensoria do Amazonas chega a Anamã nesta terça-feira

Em sua sétima edição de 2026, ação oferece assistência jurídica gratuita para acesso a benefícios do INSS, atendimento médico para atualização de laudos e serviços nas áreas de Registro Civil e Família

A Defensoria Pública do Amazonas (DPAM) inicia, nesta terça-feira (3/11), a sétima edição do Mutirão Previdenciário de 2026, no município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus). A ação segue até quinta-feira (5/11), com assistência jurídica gratuita para acesso a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atendimento médico para atualização de laudos e serviços nas áreas de Registro Civil e Direito de Família.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Anamã, o mutirão acontecerá no Ginásio Poliesportivo Valdemir Câmara, localizado na Rua Raimundo Tavares, nº 614. Os atendimentos serão por ordem de chegada, das 8h30 às 17h, na terça e na quarta-feira, e das 8h30 às 14h, na quinta-feira.

Durante os três dias, a população receberá orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais, solicitar a elaboração de requerimentos administrativos ao INSS e buscar assistência para o ajuizamento de ações previdenciárias, quando necessário.

A programação também inclui atendimento médico para atualização de laudos, documentos que podem ser necessários à análise de pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais, além de assistência jurídica para demandas de Registro Civil e Direito de Família.

A iniciativa busca facilitar o acesso a direitos e serviços essenciais, especialmente para moradores do interior que enfrentam dificuldades para obter orientação jurídica, encaminhar pedidos de benefícios ou acessar órgãos previdenciários.

Interiorização

Antes de chegar a Anamã, o Mutirão Previdenciário passou por Codajás, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Maués, Humaitá e Parintins. Juntas, as seis edições anteriores somaram mais de mil registros de atendimento, alcançando moradores das sedes municipais e de comunidades mais afastadas.

A realização de ações itinerantes integra a estratégia da Defensoria de ampliar o acesso à Justiça no interior do Amazonas, aproximando os serviços da instituição das populações que enfrentam dificuldades de deslocamento e de acesso à assistência jurídica.

Serviço

O quê: 7ª edição do Mutirão Previdenciário de 2026

Quando: 3 a 5 de novembro de 2026

Horários: 3 e 4 de novembro, das 8h30 às 17h; 5 de novembro, das 8h30 às 14h

Onde: Ginásio Poliesportivo Valdemir Câmara, Rua Raimundo Tavares, nº 614, em Anamã 

Atendimento: Gratuito, por ordem de chegada

Serviços: Orientação jurídica previdenciária e assistencial, requerimentos administrativos ao INSS, ações judiciais previdenciárias, atendimento médico para atualização de laudos e assistência jurídica nas áreas de Registro Civil e Direito de Família

Post Relacionado

Defensoria Pública do Amazonas participa da abertura do tema da 21ª edição do Prêmio Innovare

blitzamazonico

Seinfra interdita trecho da avenida Margarita para troca de adutoras

EDI FARIAS

Mês do Patrimônio: confira a programação no Amazonas (AM)

victoria Farias