Representantes das cinco regiões do Brasil participam do V Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário, que ocorre nos dias 8 e 9 de outubro; climatologista Carlos Nobre faz conferência de abertura nesta quinta-feira
Manaus será palco, nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de outubro, de um encontro que vai reunir representantes do Judiciário de todas as cinco regiões do Brasil para discutir sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, mudanças climáticas e o papel das instituições de Justiça diante dos desafios ambientais.
O V Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Rede Norte/CNJ contará com a participação de mais de 30 tribunais e instituições do sistema de Justiça de diferentes estados brasileiros, ampliando para todo o país o debate que tem a Amazônia como um de seus principais focos.
Realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), em parceria com a Rede de Sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro reunirá magistrados, servidores, gestores e especialistas para compartilhar experiências e discutir soluções sustentáveis adaptadas à realidade brasileira e, especialmente, aos desafios da Amazônia.
Com o tema “Sustentabilidade que conecta, Justiça que transforma”, o evento busca fortalecer parcerias e promover a construção colaborativa de soluções sustentáveis. A proposta é aproximar instituições de diferentes regiões para que experiências e boas práticas possam ser compartilhadas e adaptadas a diferentes realidades.
Carlos Nobre abre programação com debate sobre Amazônia e clima
O principal destaque da programação do primeiro dia será a conferência do professor e climatologista Carlos Nobre, às 10h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). Reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre a Amazônia e as mudanças climáticas, ministrará a palestra “Amazônia, Mudanças Climáticas e o Papel do Poder Judiciário na Agenda da Sustentabilidade”.
Uma das maiores referências globais em meteorologia e ciências do clima, o conferencista participou da elaboração do Quarto Relatório do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Atualmente, comanda o Projeto Amazônia 4.0, iniciativa voltada ao impulso da bioeconomia regional por meio da união entre inovação tecnológica, conhecimento científico e tradições comunitárias.
Ao avaliar a realização do evento na capital amazonense, o presidente do TRT-11 e representante da Região Norte junto ao CSJT e ao CNJ, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, ressaltou o compromisso das instâncias judiciais com as diretrizes socioambientais. “Receber este fórum em Manaus carrega grande relevância simbólica e prática. Diante da centralidade da Amazônia nas discussões ecológicas globais, cabe às instituições de Justiça liderar pelo exemplo, implementando rotinas ecoeficientes e fomentando a consciência ambiental. Trata-se de uma oportunidade ímpar para trocar vivências, difundir projetos bem-sucedidos e edificar estratégias alinhadas às particularidades do nosso território”, pontuou o magistrado.
Primeiro dia concentra atividades no CCPA
A programação do primeiro dia começa às 8h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. A abertura, prevista para às 8h30, contará com a participação do presidente do TRT-11 e representante da Região Norte no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e no CNJ, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, além de representantes das instituições participantes.
O primeiro dia será dedicado à formação institucional e ao debate sobre sustentabilidade, reunindo representantes de tribunais e instituições de Justiça de diferentes partes do país. A programação inclui a abertura oficial e, às 10h, a conferência de Carlos Nobre, com duração prevista de uma hora e meia.
Dia 9 terá imersão na realidade amazônica
No segundo dia, 9 de outubro, a programação seguirá no Uiara Amazon Resort, com atividades voltadas à imersão na realidade amazônica e ao compartilhamento de boas práticas de sustentabilidade. A proposta é levar os participantes para além do debate institucional, permitindo o contato com experiências e iniciativas relacionadas à sustentabilidade na Amazônia. O encontro pretende, assim, conectar diferentes experiências do Judiciário brasileiro e estimular a construção conjunta de soluções para desafios ambientais que ultrapassam fronteiras regionais.
Serviço – Imprensa
V Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Rede Norte/CNJ
Data: 8 e 9 de outubro de 2026
Dia 8 – Abertura e conferência de Carlos Nobre
Horário: 8h às 12h
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA)
Endereço: Av. Silves, 2222, Distrito Industrial, Manaus/AM
Destaque: Conferência do climatologista Carlos Nobre, às 10h
Tema da conferência: “Amazônia, Mudanças Climáticas e o Papel do Poder Judiciário na Agenda da Sustentabilidade”
Principais momentos para cobertura:
- Abertura oficial do V Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário;
- Presença de representantes de mais de 30 tribunais e instituições do sistema de Justiça;
- Participação de instituições das cinco regiões do Brasil;
- Entrevistas com autoridades do Judiciário;
- Conferência do climatologista Carlos Nobre, às 10h;
- Debate sobre Amazônia, mudanças climáticas e o papel do Judiciário na agenda da sustentabilidade.

