Blitz Amazônico
OMAR AZIZ

Omar planeja arborização para preparar o Amazonas ao calor extremo, seca e cheia

Candidato apresentou projeto de replantio e também recuperar igarapés nas cidades, além de ações preventivas para evitar o isolamento de comunidades durante extremos dos rios

O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), defendeu medidas de adaptação às mudanças climáticas para enfrentar dois problemas que atingem de formas diferentes a população do Estado: o aumento do calor nos centros urbanos e os períodos extremos de seca e cheia no interior.

Em Manaus, Omar defende a ampliação da arborização como uma das estratégias para reduzir os efeitos das altas temperaturas e das ilhas de calor. Para o interior, a proposta é antecipar ações de abastecimento, saúde e logística para impedir que comunidades fiquem isoladas ou sem acesso a produtos e serviços essenciais durante os extremos dos rios.

As medidas estão previstas no plano de governo e incluem ainda prevenção e combate a incêndios, recuperação de igarapés, drenagem urbana e um programa específico de resiliência hídrica.

Árvores e menos calor em Manaus
Omar chamou atenção nesta semana para os efeitos das altas temperaturas e da fumaça sobre a população de Manaus. Para o candidato, a preparação da cidade para eventos climáticos extremos passa pela ampliação das áreas verdes e por intervenções que ajudem a reduzir a temperatura no ambiente urbano.

Uma das propostas do plano de governo é a implantação do Programa de Arborização Urbana e Mitigação de Ilhas de Calor, voltado ao aumento da cobertura vegetal e à redução dos efeitos das altas temperaturas.

A estratégia não se limita ao plantio de árvores. O plano prevê ações de recuperação de igarapés, renaturalização de margens fluviais em áreas urbanas críticas e elaboração de planos municipais de drenagem com soluções baseadas na natureza.

Na prevenção às queimadas, estão previstos planos municipais de prevenção e combate a incêndios nos 62 municípios, além da ampliação do monitoramento com drones, câmeras e satélites.

“Muitos desses focos de incêndio que causam fumaça são criminosos, mas outros são acidentais. Por isso, precisamos fazer parcerias com os governos federal, estadual e municipais para buscar soluções efetivas”, afirmou Omar.

Seca e cheia exigem preparação no interior
Se nas cidades o desafio envolve calor e falta de áreas verdes, no interior os extremos dos rios produzem outro tipo de problema. Durante as secas mais severas, a redução da navegabilidade pode dificultar o deslocamento de pessoas e o transporte de alimentos, medicamentos, água e outros produtos essenciais.

Nas cheias, comunidades também podem enfrentar dificuldades de acesso, danos à infraestrutura e problemas de abastecimento. Para Omar, a resposta do poder público precisa começar antes de a situação chegar ao ponto crítico.

“Vamos nos preparar porque é possível. Vamos levar remédio, alimentação e água potável. Com parceria das prefeituras do interior é possível ajudar e ter um programa de prevenção para seca e cheia”, afirmou.

O plano de governo prevê a criação do Programa de Resiliência Hídrica do Amazonas, com sistemas de armazenamento de água, logística emergencial e ações de saúde pública para os períodos de seca e cheia extremas.

A proposta é mapear antecipadamente as comunidades e regiões mais vulneráveis e organizar a estrutura necessária para garantir abastecimento e atendimento durante os períodos críticos.

O planejamento também inclui a atualização do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, com inventário de emissões, plano de contingência e mapeamento intermunicipal das áreas expostas a secas, cheias, ondas de calor e outros eventos extremos.

Para Omar, a adaptação às mudanças climáticas deve considerar as diferenças territoriais do Amazonas. Na capital e nos centros urbanos, a prioridade é reduzir os efeitos do calor e melhorar a infraestrutura ambiental. No interior, o planejamento deve garantir que a subida ou a descida extrema dos rios não deixe comunidades sem transporte, alimentos, água, medicamentos e acesso aos serviços públicos.

Imprensa Omar Aziz
Fotos: Tadeu Rocha

Post Relacionado

Pesquisa Quaest/TV Globo coloca Omar Aziz novamente na liderança na reta final da disputa pelo Governo do Amazonas

blitzamazonico

Silêncio de Flávio Bolsonaro sobre Omar em Manaus intriga bolsonaristas sobre diálogo republicano entre os dois

blitzamazonico

Omar vai retomar programas habitacionais e entregar 40 mil casas para a população do Amazonas

blitzamazonico