Blitz Amazônico
eleições

Omar apresenta proposta para Centro do Idoso e atendimento domiciliar para a população idosa no Amazonas

Plano também prevê telemedicina geriátrica e capacitação de profissionais para ampliar o atendimento especializado

O envelhecimento da população amazonense já começa a pressionar a rede pública de saúde e exige uma estrutura específica de atendimento. É nesse contexto que o candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), prevê a criação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Idoso (CERSI), em parceria com os municípios, para concentrar avaliação geriátrica especializada, reabilitação funcional e capacitação de profissionais.

“Cuidar da saúde do idoso não é preparar o futuro: é responder a uma mudança demográfica que já transforma o Amazonas no presente. Vamos levar o envelhecimento ativo para além dos hospitais, integrando saúde, assistência social, cultura, educação e esporte”, ressalta o candidato.

O Plano Estratégico de Omar estabelece ações voltadas à saúde da pessoa idosa, com prevenção de quedas, atividade física orientada, estimulação cognitiva e combate ao isolamento social. A prioridade será para os 20 municípios com maior proporção de idosos.

Outra meta é implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa para 100% dos idosos cadastrados pelas equipes de Saúde da Família até 2030. O plano também prevê a capacitação de 2.400 médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde em geriatria básica, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Fiocruz Amazônia.

“Protocolos, metas e acompanhamento permanente são fundamentais para transformar a rede de saúde em um sistema que entregue resultados, e não apenas responda à demanda”, assegura Omar Aziz.

Telemedicina e atendimento em casa

Para diminuir a necessidade de deslocamento de idosos do interior até Manaus, o plano incorpora a telemedicina geriátrica às estações de telessaúde da rede estadual. Com isso, equipes do interior poderão contar com suporte especializado para o acompanhamento dos pacientes e a tomada de decisões médicas.

O atendimento domiciliar também será ampliado por meio do Programa Melhor em Casa, com equipes multiprofissionais voltadas a idosos acamados ou com mobilidade reduzida nos municípios-polo das macrorregiões.

Para Omar, fortalecer a capacidade de atendimento nos municípios também permite reduzir a necessidade de transferências de pacientes para a capital.

“Investir na rede do interior significa aproximar o cuidado de quem precisa e evitar que a falta de estrutura local transforme o transporte de pacientes em uma despesa permanente para o Estado”, defende o candidato.

Imprensa Omar Aziz
Foto: Tadeu Rocha
Texto: Anna Patrícia Dias

Post Relacionado

Em Borba, Roberto Cidade reforça compromisso com o desenvolvimento no interior

blitzamazonico

Apoiadores de Cidade mobilizam as seis zonas de Manaus em bandeiraços

blitzamazonico

‘O povo se organiza como dá’, diz Jesus Alves sobre ocupações irregulares em Manaus

EDI FARIAS