Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública realiza mais de 100 atendimentos no município de Santo Antônio do Içá 

Agenda de cinco dias também incluiu inspeção carcerária na delegacia local, com assistência jurídica a 20 custodiados 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contabilizou 105 atendimentos durante um mutirão de serviços jurídicos no município de Santo Antônio do Içá (distante cerca de 880 quilômetros de Manaus). Realizado entre os dias 2 e 6 de fevereiro, os atendimentos aconteceram no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e na delegacia local, onde os 20 custodiados foram atendidos. 

A ação garantiu serviços nas áreas de família, registro público e criminal, com distribuição de senhas por ordem de chegada. A expectativa inicial era atender aproximadamente 100 pessoas ao longo da semana, número que foi superado ao final da programação. 

O balanço aponta que o maior público atendido foi composto por mulheres e pessoas indígenas, com destaque para demandas relacionadas à segunda via de registro de nascimento, registro tardio e pensão alimentícia. 

Além do mutirão, a equipe também realizou uma inspeção na carceragem local, onde 20 pessoas privadas de liberdade foram atendidas. 

Sobre a estrutura da delegacia, o defensor público Murilo Breda, responsável pela ação, avaliou que, “no limite de uma estrutura de delegacia, a situação está adequada”, ressaltando que a visita permitiu identificar pontos positivos e aspectos que podem ser aprimorados. 

Ainda de acordo com o defensor, a presença da Defensoria em Santo Antônio do Içá possibilita o atendimento direto de demandas urgentes e o acompanhamento de políticas públicas em execução no município. 

“Estar perto da população fortalece e corrobora nosso compromisso de estar lado a lado das pessoas que se encontram nas mais diversas vulnerabilidades”, destacou Murilo Breda. 

A agenda de seis dias incluiu visita à Secretaria Municipal de Educação, com foco no acompanhamento do projeto de remição de pena pela leitura, além de articulações com a rede local de atendimento, assegurando o fortalecimento do acesso à justiça no município. 

Texto: Aline Ferreira 

Fotos: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Na 37ª Expopin, Governo do Estado capacita piscicultores para uso de aerador na produção

EDI FARIAS

Idam inicia ação de crédito e regularização de CPP e CAF em Parintins, neste domingo

EDI FARIAS

Com apoio do Governo do Estado,  37ª Exposição Agropecuária de Parintins inicia na quarta-feira (08/11)

EDI FARIAS