Blitz Amazônico
Amazonas

MPAM inaugura novo espaço da Ouvidoria-Geral e lança oficialmente ferramenta de monitoramento

A partir desta quinta-feira (05/02), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) passa a contar com um grande reforço no atendimento das demandas da sociedade. Isso porque o órgão inaugurou, oficialmente, as novas instalações da Ouvidoria-Geral, com direito à galeria de ouvidores-gerais e brinquedoteca, e lançou oficialmente uma ferramenta de monitoramento de suas atividades.

A nova Ouvidoria conta com espaço reformulado, dispondo de área exclusiva para a Ouvidoria da Mulher, brinquedoteca para crianças que estiverem acompanhando cidadãos durante os atendimentos e Galeria dos Ouvidores-Gerais — espaço que homenageia todos os membros que já exerceram a função no parquet.

A procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, parabenizou a ouvidora-geral Sílvia Abdala Tuma e todos os servidores e membros envolvidos na novidade. “A Ouvidoria é a porta de entrada da instituição. Aqui são recepcionadas as grandes demandas que nos chegam e que impulsionam a nossa atuação. É fundamental que o espaço esteja condizente com a importância que damos à população, ao cidadão, à cidadã que vem aqui procurar, clamar pela nossa intervenção. Então, essa é a Ouvidoria que reflete nosso compromisso institucional e social”, afirmou a PGJ.

De acordo com a ouvidora-geral Sílvia Tuma, o projeto atende às necessidades apresentadas previamente pelo MP para melhor recepcionar o público que recorre diariamente aos serviços do órgão. “A nova sede foi projetada para a regulação de atendimentos individualizados de forma simultânea, contando com salas reservadas para resguardar a privacidade dos manifestantes e um gabinete para o ouvidor-geral proceder com seus atendimentos e desenvolver suas atividades no âmbito da Ouvidoria”, declarou.

Monitoramento

Na ocasião, também foi lançado oficialmente o Power BI da Ouvidoria, ferramenta desenvolvida pela equipe do Laboratório de Inovação do MP (iMPacta Lab) que reúne informações sobre todas as manifestações realizadas na Ouvidoria, separadas pela tipologia da matéria. O instrumento, que se utiliza da plataforma Business Intelligence (BI) da Microsoft, disponibiliza a quantidade de manifestações realizadas por bairros de Manaus, na capital como um todo e no interior, contando ainda com uma área específica para questões relacionadas às mulheres.

Segundo a ouvidora-geral, a organização desses dados via painel BI será uma ferramenta imprescindível na condução de políticas públicas de fortalecimento e crescimento institucional. “No âmbito da Ouvidoria, a partir da voz do cidadão, podemos mensurar a eficiência e a efetividade do estado no que se refere à qualidade dos serviços prestados à população, aos índices de criminalidade e aos atos infracionais, além de áreas de maior degradação ambiental e demais violações de direitos”, explicou.

Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração a subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair; e o deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), além de vários membros do MP.

Post Relacionado

Em Amaturá, Idam oferece curso de beneficiamento de pescado e capacita 48 produtores rurais

EDI FARIAS

Prefeitura capacita equipes para aprimorar investigação de casos de tuberculose em Manaus

victoria Farias

Defensoria Pública e prefeitura firmam parceria para instalação de uma unidade em Urucurituba

blitzamazonico