Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus atende ocorrências e mantém equipes de pronta resposta durante chuvas desta segunda-feira

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), registrou oito ocorrências relacionadas às chuvas, até as 10h desta segunda-feira, 2/2. As demandas foram recebidas pelo Disque 199 e imediatamente encaminhadas às equipes de campo, que atuam nas áreas mais impactadas da capital.

Entre as ocorrências registradas estão quatro alagamentos, sendo um na zona Leste, um na zona Sul e dois na zona Centro-Sul; um deslizamento de barranco na zona Leste; dois desabamentos, sendo um de residência e um de muro na zona Norte; e um risco de desabamento na zona Centro-Oeste.

De acordo com o diretor de Operações da Defesa Civil Municipal, José Mendes, as equipes iniciaram os atendimentos ainda nas primeiras horas da manhã.

“A chuva iniciou na madrugada, a partir das 2h30 para 3h, e houve alguns danos. Em uma das ocorrências, um muro desabou sobre uma residência. Fizemos a vistoria técnica e constatamos que o imóvel não tem condições de moradia, pois apresenta fissuras, rachaduras e risco de novos desabamentos. Por determinação do prefeito, estamos encaminhando as famílias para a Secretaria Municipal de Assistência Social, para garantir o direito e a segurança dessas pessoas”, explicou.

Moradora da residência atingida no bairro Nova Cidade, na zona Norte, Kelly Cristina da Encarnação Arruda, relatou o susto ao perceber o desabamento durante a madrugada.

“Eu estava dormindo quando aconteceu. A janela quebrou e os estilhaços caíram em cima da cama, mas graças a Deus ninguém se feriu. Só peço ajuda, porque atrás da casa está cedendo e corre risco de cair para a residência da vizinha”, disse.

Em outra ocorrência, na rua Xingu, no bairro Campo Dourado, também na zona Norte, o morador Miller Marçal da Silva contou que a família não estava em casa no momento do desabamento.


“Graças a Deus nós não estávamos na residência. Quando cheguei, encontrei a cozinha destruída, com barro e a parede caída. Perdemos praticamente toda a cozinha. De imediato conseguimos um lugar provisório para ficar, porque não havia mais condição de permanecer na casa”, relatou.

Dados

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros com maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas foram Redenção, com 58 milímetros; Tarumã, com 54 milímetros; Santa Etelvina, com 53 milímetros; bairro da União, com 43 milímetros; e Mauazinho, com 41 milímetros.

A Prefeitura de Manaus reforça que o Disque 199, da Defesa Civil, funciona 24 horas por dia, operado no CCC, para registro de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, rachaduras, desabamentos e riscos estruturais. Em situações de maior gravidade, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), é responsável por coordenar ações de prevenção, monitoramento e resposta a desastres em Manaus, atuando para garantir a segurança da população e reduzir riscos decorrentes de eventos naturais.

—- —- —
Texto – Kalíh Pinheiro / Semcom
Fotos – Antônio Pereira / Semcom

Post Relacionado

Professores da zona rural transformam vivências em histórias na educação infantil

victoria Farias

Em contagem regressiva para inauguração, obras do ‘Nosso Centro’ recebem ajustes finais

EDI FARIAS

Prefeitura inicia construção de nova praça de alimentação na feira de Manaus Moderna com foco em dignidade, renda e inovação

victoria Farias