Blitz Amazônico
Política

Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 751/2025, de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que assegura ao motorista o direito de ser notificado por meio eletrônico quando o veículo for removido por estacionar irregularmente.

Segundo o artigo 81 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o condutor que estacionar em local proibido pode ser multado, ter o veículo removido e perder pontos na carteira de habilitação.

Para Roberto Cidade, a proposta apresentada garante que o proprietário do veículo seja informado por SMS, aplicativo de mensagens instantâneas ou e-mail, com dados claros e objetivos sobre a remoção. A notificação deverá conter a localização exata do pátio ou depósito, o motivo da apreensão, além da data, horário e local em que a retirada foi realizada.

“A iniciativa busca dar mais transparência, agilidade e segurança jurídica ao cidadão, evitando transtornos e gastos desnecessários com diárias de pátio e outros encargos. Queremos que o cidadão tenha clareza sobre a remoção de seu veículo, por meios que já fazem parte do seu cotidiano. A notificação eletrônica traz mais eficiência, rapidez e aproxima ainda mais o poder público da população”, destacou Roberto Cidade.

O deputado também ressaltou que o projeto não gera impacto financeiro relevante para o Estado, uma vez que os órgãos de trânsito e transporte já dispõem de sistemas capazes de viabilizar as comunicações eletrônicas.


Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395
Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Presidente Roberto Cidade inaugura na Aleam um dos maiores centros de atendimento a pessoas com TEA do país

blitzamazonico

População deve cobrar Câmara sobre PEC da Blindagem, diz ministro

EDI FARIAS

Presidente Roberto Cidade alerta para sofrimento da população do Sul do Amazonas, com a inundação da BR-230 e cobra atuação imediata do DNIT

victoria Farias