Blitz Amazônico
Amazonas

Conselho Superior da Defensoria Pública do Amazonas toma posse para o biênio 2026-2027

Foram empossados nesta quarta-feira os oito membros eleitos do colegiado, que representam as quatro Classes da carreira; órgão é responsável por decisões administrativas, disciplinares, promoções, remoções e diretrizes institucionais

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta quarta-feira (21), a solenidade de posse da nova composição do Conselho Superior da instituição, eleita para o biênio 2026-2027. O evento foi realizado na sede administrativa, no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus, e foi presidida pelo Defensor Público Geral, Rafael Barbosa.

O Conselho Superior é órgão máximo de deliberação interna da Defensoria Pública, responsável por decisões administrativas, disciplinares, promoções, remoções e diretrizes institucionais.

Como presidente do colegiado, Rafael Barbosa deu posse aos oito integrantes eleitos: Manuela Cantanhede Veiga Antunes e Péricles Duarte de Souza Junior, representantes da 1ª Classe; Danilo Germano Ribeiro Penha e Arlindo Gonçalves dos Santos Neto, da 2ª Classe; Murilo Rodrigues Breda e Thiago Torres Cordeiro, da 3ª Classe; e Daniele dos Santos Fernandes e Emily Bianca Ferreira dos Santos, da 4ª Classe.

“Hoje é um dia especial, em que a nova composição do nosso Conselho Superior toma posse. É um momento simbólico”, destacou Rafael Barbosa.

Conforme o Defensor Geral, o Conselho Superior, além de normatizar os procedimentos dentro da Defensoria Pública, “também fiscaliza, não só a atuação da Administração, mas a própria assistência jurídica prestada na capital no interior”. Rafael Barbosa explicou que o conselho também tem como missão direcionar a Defensoria ao futuro. “Dizer como ela deve se comportar internamente e externamente”, observou.

“Temos muitas caras novas, defensores que estão assumindo pela primeira vez. Tenho certeza de que essa composição do conselho vai ajudar muito a Defensoria Pública nos próximos dois anos a crescer com responsabilidade, trazendo muita coisa boa, muita novidade para o nosso interior e para a capital, para melhorar a assistência para quem mais precisa, transformar vidas, que é o nosso dever”, disse.

O Corregedor Geral, Clóvis Barreto, e o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Antônio Cavalcante, destacaram o papel do órgão nas decisões coletivas da classe.  

“O Conselho Superior é o pilar da nossa democracia interna e o guardião da autonomia institucional”, disse Antônio Cavalcante, presidente da Adepam.

“Dou boas-vindas a todos os senhores que representam ao fim e ao cabo o resultado do exercício da nossa democracia institucional”, discursou Clóvis Barreto para os membros eleitos. “Os senhores chegam aqui pelo voto dos seus pares e trazem com isso a responsabilidade, por óbvio, os anseios, os projetos, os sonhos, os entendimentos, os olhares daqueles que confiaram os desígnios deste colegiado a vossas excelências”, disse o corregedor.

Um dos conselheiros mais votados, o defensor Danilo Germano agradeceu aos votos que recebeu dos colegas e ressaltou a importância do conselho ao estabelecer as diretrizes normativas que vão nortear o trabalho da Defensoria Pública. “As decisões aqui tomadas, as discussões aqui estabelecidas são muito importantes e que refletem tanto na instituição como nos nossos assistidos também”, disse.

Eleita para o conselho pela primeira vez, a defensora pública Daniele Fernandes disse que é gratificante representar os colegas do interior. ”Nos interiores, cada um com sua peculiaridade, nós temos algumas demandas diferenciadas da capital e representar o interior no conselho é um motivo de muita alegria para mim. Espero que eu possa suprir todos os votos de confiança que me foram dados pelos colegas”, declarou a defensora, que atualmente atua em Lábrea.

Também compuseram a mesa da sessão como membros natos do conselho, a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, e o 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins.

Estiveram presentes na solenidade ainda os defensores públicos Bruno Soré (chefe de Gabinete), Carlos Almeida Filho, Petra Sofia, Rachel Marinho (diretora da Interior e Região Metropolitana), Renato Fernandes, Ricardo Paiva e Wilson Melo Jr, além de diretores e servidores.

Sobre o Conselho

O Conselho Superior é composto pelo Defensor Público Geral, pelos Subdefensores Públicos Gerais e pelo Corregedor Geral, como membros natos, e por mais oito defensores eleitos, sendo, no mínimo, dois de cada Classe da carreira, pelos membros da instituição por voto direto, plurinominal, obrigatório e secreto de todos os defensores públicos. O presidente da Adepam tem assento e voz nas reuniões do colegiado, mas não vota nas deliberações.  

A eleição que escolheu a nova composição aconteceu em 14 de novembro de 2025, ocasião em que também foi realizada a eleição da lista tríplice para a Defensoria Pública Geral.

Atribuições

O Conselho Superior é um órgão normativo, consultivo e deliberativo, responsável por superintender a atuação da Defensoria Pública, bem como zelar pela observância dos princípios institucionais do órgão, tendo como principais atribuições:

Decidir sobre questões concernentes ao andamento das sessões do colegiado e votação das matérias;

Opinar sobre a criação e extinção dos cargos da carreira da Defensoria Pública do Estado e de seus serviços auxiliares, bem como sobre a fixação;

Aprovar a lista de antiguidade dos membros da DPE-AM, a instauração de processo disciplinar contra membros e servidores da Defensoria e decide sobre o pedido de revisão de processo administrativo disciplinar;

Decidir sobre a avaliação do estágio probatório dos membros da Defensoria, submetendo a decisão à homologação do defensor público geral;

Recomendar correições extraordinárias e a realização de visitas de inspeção para verificar eventuais irregularidades nos serviços afetos aos órgãos da Defensoria Pública, tal qual os processos de promoção, estímulo ao aperfeiçoamento, estabelece as metas e conduz os concursos para membros.

Texto: Luciano Falbo

Fotos: Lucas Silva/DPE-AM 

Post Relacionado

Em Barreirinha, Defensoria Pública do Amazonas abre inscrições para estágio de graduação

blitzamazonico

Corpo de Bombeiros impede propagação de incêndio em residência no bairro da Raiz

EDI FARIAS

Cigás amplia fornecimento do uso do gás natural no setor hospitalar

victoria Farias