Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura abre vagas para agendamento do serviço de castração de cães e gatos na quinta-feira, 15/1

A Prefeitura de Manaus divulga o calendário de liberação de vagas para a castração de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de janeiro a março deste ano. As primeiras vagas, para procedimentos a serem realizados na segunda quinzena deste mês, estarão disponíveis para agendamento exclusivamente por meio do site CCZ Cidadão (ccz.manaus.am.gov.br), nesta quinta-feira, 15/1, a partir das 14h.

O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, explica que as vagas para castração de animais são liberadas quinzenalmente, sendo que cada tutor pode efetuar um agendamento a cada oferta. Ele orienta os usuários a efetuar previamente o cadastro no CCZ Cidadão, inserindo os dados do tutor e do animal a ser submetido à cirurgia.

“Recomendamos também que o tutor entre no site 15 minutos antes do dia e hora marcados, e atualize a página regularmente até que as vagas sejam disponibilizadas no sistema. O serviço tem demanda alta, e as vagas podem se esgotar rapidamente”, relata o gestor, pontuando que o agendamento é feito exclusivamente por meio do site do CCZ.

Além da grande demanda, conforme Rodrigo, o atendimento do serviço é prejudicado pelo alto número de faltas, em torno de 20% do total de cirurgias agendadas. O tutor faltoso, ele informa, fica bloqueado para fazer novos agendamentos por 30 dias, mas pode evitar o bloqueio caso desista da vaga até 24 horas antes da cirurgia, o que possibilita o acesso ao serviço por outro usuário.

“Importante ressaltar ainda que o próprio tutor que agendou o serviço deve comparecer com o animal, não podendo enviar outra pessoa em seu lugar”, complementa.

Rodrigo informa que, no ano passado, as equipes do CCZ realizaram mais de 8,2 mil cirurgias de esterilização de cães e gatos, superando o total de 2024, que teve mais de 7,3 mil procedimentos realizados.

“Os procedimentos foram feitos não só na nossa sede, que dispõe de centro cirúrgico e equipe completa de médicos veterinários e auxiliares, como também em ações itinerantes desenvolvidas com o apoio dos castramóveis da Semsa, em todas as zonas de Manaus”, relata.

Combate a zoonoses

Procedimento cirúrgico que promove a remoção dos órgãos sexuais, a castração evita a reprodução e favorece o controle da população de cães e gatos. Conforme Rodrigo Araújo, o procedimento é ofertado pelo CCZ Manaus de forma gratuita e contribui para a prevenção e controle de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.

“Estamos hoje na luta para controlar a esporotricose, e a castração constitui uma medida de prevenção da doença por meio do controle populacional. Menos animais abandonados nas ruas são menos animais que vão disseminar e transmitir a esporotricose para as pessoas”, disse.

A esporotricose é uma micose causada por fungos do gênero Sporothrix, encontrado no solo, na vegetação e em material orgânico em decomposição. Nos animais contaminados, a zoonose se manifesta como lesões na pele que não cicatrizam, principalmente na face, orelha e membros.

“Se o tutor tem um cão ou gato com esses sinais, deve isolar o animal, em local seguro, tendo o cuidado de usar luvas para proteção, e levá-lo o quanto antes a um médico veterinário para avaliação”, orienta o gerente. A consulta, ele acrescenta, pode ser feita gratuitamente no CCZ Manaus, mediante agendamento pelo WhatsApp, no número (92) 98842-8484.

Procedimento

A castração é indicada para cães e gatos com idade a partir de cinco meses até sete anos, sendo que o animal deve estar saudável, limpo e em jejum de água e comida para ser submetido à cirurgia. O procedimento não é recomendado para fêmeas no cio ou em lactação, nem para animais que apresentem infestação por pulgas, carrapatos e outros parasitas.

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações sobre a castração ou sobre o agendamento do serviço no CCZ Manaus, a população pode entrar em contato pelo e-mail para cczcidadao@pmm.am.gov.br ou pelo WhatsApp (92) 98842-8359.

Calendário de oferta de vagas para castração no CCZ Cidadão – janeiro a março de 2026

Data de liberação das vagas – Período de realização das cirurgias

Dia 15/1 – 2ª quinzena de janeiro

Dia 30/1 – 1ª quinzena de fevereiro

Dia 13/2 – 2ª quinzena de fevereiro

Dia 27/2 – 1ª quinzena de março

Dia 13/3 – 2ª quinzena de março

Dia 30/3 – 1ª quinzena de abril

*As vagas são disponibilizadas no site sempre às 14h

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus anuncia obras para proteção mecânica dos taludes laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro

victoria Farias

CSU do Parque 10 recebe serviço de poda da Prefeitura de Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus esclarece funcionalidade da Seggim

Patrick da Silva FARIAS