Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Operação ‘Trânsito Seguro’ da prefeitura resulta em 107 autuações e 23 remoções de veículos na Autaz Mirim

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 12/1, mais uma edição da operação “Trânsito Seguro”, na avenida Autaz Mirim, zona Leste, área de intenso fluxo de motocicletas e altos índices de irregularidades. A ação integrada contou com o apoio da Guarda Municipal, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), para reforçar a segurança viária na capital.

Durante a operação, 817 veículos foram abordados, resultando em 107 autuações e 23 remoções ao parqueamento. As medidas foram tomadas após a constatação de situações que comprometiam a segurança, como documentação irregular, ausência de CNH, veículos sem condições de trafegabilidade e falta de equipamentos obrigatórios.

O diretor-presidente interino do IMMU, Lêda Júnior, destacou que o foco atual são as motocicletas, devido ao número alarmante de sinistros com esse modal. “Mesmo com a redução geral de acidentes em Manaus, os números envolvendo motocicletas ainda preocupam. Muitos condutores circulam sem habilitação ou com veículos irregulares, o que representa um risco potencial. Intensificar a fiscalização tem ajudado a reduzir esses índices”, pontuou.

A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, ressaltou que o trabalho educativo é o pilar dessa redução. “Em 2025, registramos uma queda de 20% nas vítimas fatais. Esse resultado é fruto de ações contínuas em escolas, empresas e vias, orientando os condutores para que possamos salvar vidas”, afirmou.

Para o motorista carreteiro Alexandre Souza de Abreu, de 35 anos, a fiscalização é essencial para mudar comportamentos. “Essas operações ajudam muito na segurança e na postura dos motoristas. Respeitar a legislação e ter mais atenção evita situações de perigo que muitos de nós já enfrentamos”, declarou.

A fiscalização também abrangeu o sistema de transporte alternativo, verificando itens de segurança e a regularidade dos condutores. Sebastião Oliveira da Silva Filho, motorista do modal há 20 anos, aprovou a medida. “A fiscalização é necessária, porque muitos não seguem as regras. Manter pessoas irresponsáveis no sistema é errado e perigoso para todos”, disse.

A operação “Trânsito Seguro” percorre todas as zonas da cidade, intensificando o monitoramento para garantir um trânsito mais humano e seguro para a população de Manaus.

— — — 

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – João Viana/Semcom

Post Relacionado

Usuários do ‘Bolsa Família’ precisam atualizar seus acompanhamentos de saúde para manter benefício 

blitzamazonico

Prefeito David Almeida entrega Cras totalmente revitalizado no bairro Betânia

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus alerta sobre decisão da Anvisa de suspender alimentos da marca Fugini

victoria Farias