Blitz Amazônico
Amazonas

Nudem fecha 2025 com ampliação de estrutura e aumento de 26% nos atendimentos a mulheres vítimas de violência

Atuação do Núcleo de Proteção e Defesa dos Diretos da Mulher foi marcada pela expansão das equipes, consolidação de projetos estratégicos e crescimento da demanda por proteção jurídica no Amazonas

Em 2025, o Núcleo de Proteção e Defesa dos Diretos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) consolidou sua atuação na proteção de mulheres vítimas de violência com a ampliação da estrutura física, reforço das equipes e crescimento significativo da demanda por atendimento especializado. Ao longo do ano, o núcleo realizou 4.885 atendimentos, um aumento de 1.015 registros em relação a 2024, quando foram contabilizados 3.870 atendimentos, o que representa um crescimento aproximado de 26%. 

O aumento da procura revela o agravamento dos casos de violência de gênero no Estado, especialmente, nas situações que exigem resposta imediata do sistema de justiça. Um dos indicadores foi o crescimento dos pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) acompanhados pela 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Gênero. 

Em 2024, foram registrados 58 atendimentos relacionados a pedidos de MPU, número que subiu para 180 em 2025, uma diferença absoluta de 122 atendimentos a mais, representando um crescimento de aproximadamente 210%, mais que o triplo em relação ao ano anterior. 

Segundo a defensora pública Carol Braz, coordenadora do Nudem, o balanço do ano está diretamente ligado à ampliação da estrutura e à intensificação da procura por proteção jurídica. 

“Ganhamos uma sede nova, as equipes foram ampliadas e o número de pedidos de medidas protetivas aumentou muito. Percebemos uma escalada da violência no sentido de aumento de casos com muita crueldade e violência contra as mulheres. Mas a Defensoria está respondendo a essa triste realidade com a ampliação do número de defensorias da mulher e mais equipes atuando no Nudem para atender a essas mulheres de forma integral e humanizada”, disse. 

Atendimento especializado

Desde novembro de 2024, o Nudem conta com sede própria, voltada ao atendimento jurídico e psicossocial especializado de mulheres em situação de violência. O espaço oferece orientação jurídica, acompanhamento processual, apoio na solicitação de medidas protetivas e atuação integrada com serviços da rede de proteção, como saúde, assistência social e segurança pública. 

A ampliação do corpo técnico em 2025 permitiu intensificar o acompanhamento de casos complexos, dar maior celeridade aos pedidos de proteção e reforçar a atuação do núcleo em mutirões e ações institucionais realizadas ao longo do ano. 

Projetos e ações

Em 2025, o Nudem coordenou e participou de projetos voltados à promoção de direitos, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher. Entre as principais iniciativas, estão: 

  • Exposição “Sem Medo de Viver” — Com relatos de mulheres que superaram a violência doméstica e familiar, o projeto ganhou espaço permanente na sede do núcleo no segundo semestre, tornando-se instrumento de diálogo social sobre superação e acesso à proteção institucional. 
  • Projeto “Jornada da Mulher na Indústria” — O Nudem promoveu ações educativas e de orientação sobre direitos e mecanismos de denúncia junto a trabalhadoras do Polo Industrial de Manaus. 
  • Participação na operação Shamar — Participação em mutirão de atendimento jurídico e psicossocial em conjunto com a Defensoria Itinerante, ampliando o alcance das ações. 
  • Participação na 31ª Semana Justiça pela Paz em Casa — Atuação intensificada em audiências, pedidos de medidas protetivas e acompanhamento das mulheres assistidas. 

O Nudem também fortaleceu parcerias institucionais em 2025. O projeto “Órfãos do Feminicídio”, voltado ao acompanhamento de crianças e adolescentes que perderam mães vítimas de feminicídio, firmou cooperação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), garantindo acompanhamento psicológico e suporte continuado às famílias assistidas. 

Texto: Ed Salles 
Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Em Tabatinga, Idam investe no banco de sementes de mandioca em parceria com Ifam

EDI FARIAS

Sesc AM realiza nova edição do Sesc Triathlon

blitzamazonico

Defensoria Pública do Amazonas reinaugura ‘Casa da Cidadania’ em Manaus

victoria Farias