Blitz Amazônico
Amazonas

Balanço 2025: Nudecon realiza mais de 3,5 mil atendimentos e projeta expansão das ações de defesa do consumidor

O núcleo intensificou a realização de palestras, ações educativas e projetos voltados a públicos específicos

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerrou 2025 com 3.700 atendimentos realizados e cerca de 1.500 peticionamentos protocolados, consolidando a ampliação da atuação institucional na defesa dos direitos do consumidor e no enfrentamento de demandas coletivas e individuais em Manaus.

O balanço do ano também foi marcado pela criação de duas novas Defensorias Públicas de Atendimento ao Consumidor, ampliando a estrutura do núcleo. Com isso, o Nudecon passou a contar com quatro Defensorias especializadas, o que exigiu a reorganização das equipes para garantir a distribuição dos atendimentos e a continuidade das ações.

Segundo o coordenador do Nudecon, defensor público Christiano Pinheiro, a avaliação da atuação em 2025 é positiva e reflete um processo de crescimento estruturado.

“Com a ampliação da estrutura, o Nudecon promoveu um redimensionamento das equipes, com foco na melhoria do fluxo de atendimento e no fortalecimento de frentes estratégicas, como a educação em direitos. Ao longo do ano, o núcleo intensificou a realização de palestras, ações educativas e projetos voltados a públicos específicos”, afirmou o defensor público.

Entre as iniciativas desenvolvidas em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNACH), estão os projetos “Longevivendo”, voltado a pessoas e servidores públicos em fase de aposentadoria, e o “Consumidor 60+”, que leva atendimento jurídico e orientação sobre direitos do consumidor ao público idoso.

“Nós focamos muito na educação em direitos, com palestras e projetos. Temos o ‘Longevivendo’, que cuida de pessoas e servidores que estão em fase de aposentadoria, e o Consumidor 60+, que leva atendimento jurídico e educação em direitos para o público com 60 anos ou mais”, explicou o coordenador.

Atuação coletiva

Além dos atendimentos individuais, o Nudecon manteve atuação em procedimentos coletivos, com destaque para demandas relacionadas ao saneamento básico e à distribuição de água, consideradas estratégicas para a defesa dos consumidores. Esses procedimentos devem resultar em ações civis públicas ao longo de 2026, ampliando o impacto da atuação do núcleo.

Outra frente que avançou em 2025 foi o enfrentamento do superendividamento, por meio do Centro de Tratamento e Recuperação do Consumidor Superendividado. O núcleo obteve os primeiros resultados de ações judiciais ajuizadas no Poder Judiciário, com decisões que passaram a balizar novas demandas semelhantes.

Prioridades para 2026

Para 2026, a expectativa do Nudecon é consolidar a expansão iniciada em 2025, tanto no aspecto humano quanto estrutural. A prioridade inclui o fortalecimento das ações coletivas, a ampliação do atendimento a públicos vulneráveis e a necessidade de expansão física do núcleo, diante do aumento da demanda.

“O Nudecon vem crescendo e a gente conta com o apoio da Direção Geral da Defensoria Pública para a expansão do núcleo. Não só na questão de recursos humanos, mas também na expansão física porque já existe essa necessidade”, comentou Christiano.

Texto: Ed Salles

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

DPE-AM realiza mutirões de atendimentos nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant

victoria Farias

Com apoio do Idam, agricultoras indígenas de Amaturá vendem oito toneladas de alimentos

EDI FARIAS

Em Manaus, Defensoria abre processo seletivo para 20 vagas de estágio em Direito

blitzamazonico