Blitz Amazônico
Amazonas

2ª Corrida Pedestre do Crea-AM reúne atletas e profissionais da engenharia em manhã de superação no Centro Histórico

Prova teve percursos de 5 e 10 km, categorias especiais para profissionais do Sistema Confea/Crea e marcou o bicampeonato de Madson “Mutante”

 A 2ª Corrida Pedestre do Crea-AM levou centenas de pessoas às ruas do Centro Histórico para viver uma experiência diferente: disputar uma prova no coração de Manaus, onde a cidade começou. Realizada no feriado dedicado à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Manaus, nesta segunda-feira (8), a prova foi capaz de unir esporte, história e a energia de um dos cartões-postais mais simbólicos da capital. Com percursos de 5 e 10 quilômetros, a corrida reuniu atletas profissionais, amadores e categorias especiais voltadas aos engenheiros, agrônomos, geocientistas e profissionais do Sistema Confea/Crea.

As ladeiras do Centro, sempre desafiadoras, deram o tom de uma prova marcada pela superação. Foi o caso de Jay Alves, técnico em refrigeração, terceiro colocado nos 5 km masculino geral. “Foi bastante desafiador, devido às ladeiras porque Manaus não é fácil. Mas deu para resistir bem, devido aos treinos, porque a gente treina bastante e eu tô feliz com o meu resultado”, contou.

Ao lado dele, cruzou a linha de chegada o campeão dos 5 km geral masculino, Klebson Guedes, analista de TI. Para ele, a organização da prova e o clima ameno foram determinantes. “Foi muito bom o percurso, o clima tava legal. Teve duas ladeiras bem desafiadoras, mas pela largada ter sido bem cedo, o clima tava agradável e a gente conseguiu um bom desempenho hoje. A corrida estava muito bem organizada”.

Sobre a vitória, Klebson brinca que a surpresa foi parcial: “Não posso dizer que esperava vencer, porque às vezes tem outros competidores que surpreendem, mas eu já esperava entrar no pódio… não que eu fosse o campeão da prova, mas já estava esperando um pódio. E veio melhor do que eu esperava”.

Ele e Jay se conheceram em outras competições e treinam juntos. Foi a primeira vez que participaram da corrida do Crea-AM, e saíram com vontade de voltar.

Superação

A prova também marcou histórias entre os profissionais da engenharia. Afonso Bernardes Júnior, engenheiro de segurança do trabalho e colaborador do Crea-AM, conquistou o primeiro lugar nos 10 km da categoria masculina destinada aos colaboradores. O resultado coroou uma meta pessoal: “Foi desafiadora. Mas minha meta era ultrapassar a marca do ano passado, que eu fiz em 1h10. Esse ano, meu objetivo era fazer abaixo de 1h e eu consegui: fiz em 58 minutos. Ano passado eu fiquei só na vontade do pódio, mas nesse consegui chegar em primeiro lugar”, conta.

No feminino, Jacqueline Galvão celebrou a vitória nos 10 km geral. Engenheira, ela destacou o simbolismo da prova para a classe. “Foi uma prova bem dura. As ladeiras são bem difíceis. Mas a gente veio com a expectativa de se divertir, de participar do evento, de prestigiar. Porque é um evento que a gente sabe que é difícil de acontecer para nós engenheiros. A gente agradece a [presidente do Crea-AM] Alzira [Miranda] por incentivar e unir bastante os associados, além de confraternizar também. Estamos muito felizes com o resultado”, diz.

A amiga e empresária Camila Saif, segunda colocada, também saiu transformada pela experiência. “Foi uma corrida desafiadora por conta das ladeiras, cansativa. Pensei em desistir, mas eu vi que aguentava. Então é trabalhar muito a mente. Mas deu certo e eu peguei o segundo lugar”, comemora.

Embaixadora

Em 2025, a engenheira civil Nelcimara Lima assumiu o título de embaixadora da Corrida Pedestre do Crea-AM, e a responsabilidade parece ter dado sorte. Ela garantiu o segundo lugar nos 5 km da categoria associados.

“Participar dessa prova foi mais que especial pra mim. Unir minha paixão pela corrida e a minha profissão e conquistar o pódio foi um momento único que ficará na minha lembrança para sempre”, afirmou.

Emocionada, ela comentou o convite para ser embaixadora: “Foi uma honra enorme me tornar embaixadora da Corrida do Crea em 2025. Participar desse projeto me deu a oportunidade de incentivar mais profissionais e estudantes a correrem e celebrarem a engenharia. Estou muito orgulhosa de fazer parte disso”.

O primeiro lugar da categoria ficou com a engenheira civil Victoria Holanda, que definiu a prova como um marco pessoal: “Participar dessa prova, na condição de engenheira associada, foi um verdadeiro privilégio. Unir o universo da corrida ao da engenharia me mostrou como minhas escolhas profissionais e pessoais se complementam. Apesar dos desafios, a experiência foi especial e marcante. Vencer tornou tudo ainda mais significativo”, discursou.

Sênior

Entre as histórias marcantes da manhã, a engenheira Romina também brilhou ao conquistar o terceiro lugar na categoria Sênior, destinada a profissionais com pelo menos 20 anos de registro no Crea-AM. Visivelmente emocionada, ela descreveu a participação como uma experiência transformadora. “Hoje vivi uma experiência incrível na 2ª Corrida do CREA. Estive lá, firme, determinada e com o coração cheio de garra”, contou. Para ela, cada metro percorrido simbolizou superação. “Consegui superar meus próprios limites e o resultado não poderia ser mais gratificante: 3º lugar na Categoria Profissional do Sistema na categoria sênior feminino.” Ao final, reforçou o sentimento que levou com ela ao cruzar a linha de chegada: “Quando acreditamos em nós mesmos, nada é impossível. Sigo em frente, com ainda mais força, coragem e a certeza de que desafios existem para serem vencidos”.

Bicampeonato

Nos 10 km geral masculino, o destaque foi para o atleta Madson Grijo dos Santos, conhecido como Mutante, que se tornou bicampeão da corrida. Ele já havia vencido a primeira edição, em 2025.

“Bicampeão, graças a Deus. Mais uma prova que eu consegui me consagrar. Uma prova difícil, devido ao percurso de duas voltas, mas hoje fui abençoado. Isso aqui é importante. E dá continuidade nas provas até o final do ano. Em 2026 a gente vai voltar mais forte”, celebrou.

Sucesso

Para a presidente do Crea-AM, engenheira Alzira Miranda, o sucesso da segunda edição consolida a prova no calendário esportivo da capital. “A nossa corrida no Centro Histórico de Manaus passa a fazer parte do calendário esportivo da nossa cidade. Hoje Jesus ajudou a gente com o tempo, começou com um clima bem europeu, bem legal, e só depois o sol apareceu”, afirmou.

Ela destacou o simbolismo do evento para os profissionais do Sistema Confea/Crea: “Esse evento é para celebrar o fim de ano dos nossos profissionais. Parabéns aos que estiveram aqui, parabéns a todas as categorias que ganharam o primeiro, segundo e terceiro lugar. Obrigada ao público em geral por estar aqui conosco e fazer desse evento o maior e melhor aqui do Centro Histórico. Estou muito feliz. A nossa segunda corrida pedestre foi, de novo, um sucesso. Ano que vem tem mais”, finalizou.

Todas os resultados

5k Geral masculino

1º Klebson Souza Guedes

2º Judson de Oliveira Cativo

3º Jay Alves Batista

5k Geral feminino

1º Beatriz Correa Fragoso

2º Nicoly da Silva Santos

3º Genice Santana Ribeiro

Visual feminino

1º Maria Eduarda Teixeira Salgado

2º Camili Vitória da Silva Guedes

Visual masculino

1º Manuel Carlos Almeida Guimarães

2º Eder Jofre Costa de Almeida

3º Ricardo Alves de Souza

5k associado feminino

1º Victoria Holanda de Brito

2º Nelcimara Lima da Silva

3º Eliza de Oliveira Malta

5k associado masculino

1º José Humberto Michiles Júnior

2º Italo Silva de Souza

3º Jailton Rodrigues Lima

5k Junior feminino

1º Alessandra Pinho Monteiro

2º Daniele Braga Costa

3º Bárbara dos Santos Barbosa

5k Junior Masculino

1º Matheus da Silva Viana

2º Hélio Lima de Brito Neto

5k Senior

1º Willer Hermeto Almeida Pinto

2º Joais Laurentino de Souza

3º Rainier Pedraça de Souza

5k Senior feminino

1º Luciana de Carvalho Martins

2º Daiana Parintins

3º Romina Alves dos Santos

5k Servidor

1º Rafael Rodrigo Sales Barreto

2º Donizete Uchoa Marques

3º Flavio Vinícius Lima Guedes

5k servidor feminino

1º Gabriella Machado

2º Elucinete de Souza

3º Ariane Umbelino

10k Associado feminino

1º Miriele Souza

2º Cristiane de Sales Lima

10k Associado masculino

1º Geovani dos Santos Batista

2º Julis Rimet Soares Martins

3º Renan Barbosa Amaral

10k Geral

1º Madson Grijo dos Santos

2º Paulo Miki da Silva Carvalho

3º Reginaldo Cavalcante de Oliveira

10k Senior

1º Charlton Lousada

10k Servidor

1º Afonso Bernardes Jr.

2º Renan Afonso Amaral Guerreiro

3º  Rodrigo Watson Araújo de Souza 

Mais informações: Leanderson Lima (assessor de comunicação do Crea-AM) (92) 99631-5091

Fotos: Divulgação

Post Relacionado

Ambiente regulatório favorável contribui para aumento de demanda por gás natural

victoria Farias

Desde 2022, Defensoria Pública atua em prol de indígena vítima de estupros em delegacia no interior do Amazonas

victoria Farias

Arsepam compartilha experiências regulatórias do modal rodoviário com a Agência Reguladora do Acre

EDI FARIAS