Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus destaca importância da prevenção combinada no combate ao HIV/Aids

Como parte do objetivo da Prefeitura de Manaus de ampliar a oferta do teste rápido para o diagnóstico do HIV/Aids durante a campanha “Dezembro Vermelho”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu, nesta terça-feira, 2/12, uma ação no santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Nossa Senhora de Aparecida, zona Sul.

A iniciativa contou com o apoio da Unidade Móvel de Testagem, deslocada para a área do santuário de Aparecida, com a oferta do teste rápido para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), sífilis e Hepatites B e C. A população também teve acesso à vacinação contra Influenza (Gripe), atividades educativas, distribuição de preservativo interno e externo, de gel lubrificantes, autotestes e material educativo, e aferição de pressão arterial.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Viviana Cláudia Almeida, que acompanhou a programação, ações extramuros, fora das unidades de saúde, representam mais uma estratégia para ampliar a oferta do teste rápido, alertar a população sobre a importância de prevenção combinada e divulgar os métodos de prevenção e controle que estão disponíveis na rede municipal de saúde.

“Ações como a realizada no santuário de Aparecida, nesta terça-feira, quando tem novena, são importantes, porque reúnem um grande número de pessoas. São pessoas de diferentes faixas etárias, adolescentes, idosos e adultos jovens. Assim, é possível atender um público variado e divulgar as ações de forma mais abrangente”, informou Viviana Almeida.

A gerente lembrou ainda que o teste rápido, com o diagnóstico precoce, faz parte da estratégia de Prevenção Combinada, que envolve diversos métodos de prevenção e redução do risco de transmissão da infecção pelo vírus HIV, atendendo as demandas e características individuais, e contextos de vida de cada pessoa.

Na Prevenção Combinada, a Semsa disponibiliza o preservativo (interno e externo) e gel lubrificante; testagem regular para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (Prep), que consiste na tomada diária de medicação antes da relação sexual, como forma de preparar o organismo para enfrentar o HIV no caso de contato com o vírus; e Profilaxia Pós-Exposição, medida de prevenção de urgência, com uso de medicamento, para reduzir o risco de infecção pelo HIV no caso de uma possível exposição ao vírus durante a relação sexual.

“A Semsa também tem unidades de saúde que acompanham pacientes com HIV em tratamento. Com a terapia antirretroviral e o tratamento adequado, as pessoas conseguem viver bem, com saúde e qualidade de vida, sem desenvolver a Aids, que é o estágio avançado da doença. O tratamento pode manter a carga viral indetectável no organismo, o que vai evitar a transmissão da infecção”, destacou Viviana Almeida.

A coordenadora regional da Pastoral da Aids da Igreja Católica, Maria Irene Tondin, contou que a parceria com a Semsa é mais uma ação que a pastoral desenvolve no trabalho de prevenção ao HIV/Aids e no acompanhamento de pessoas que vivem com o HIV.

“A Pastoral da Aids atua no acompanhamento de pessoas que vivem com o HIV/Aids, com encontro mensais, como forma de apoiar para que façam o tratamento, realizem os exames e consultas programadas. A ideia é sempre apoiar e acompanhar para que não desistam do tratamento e nem da vida. E buscamos parcerias para poder levar informação e serviços para a população, estimular a testagem e as ações de prevenção”, informou Irene Tondin.

Moradora do bairro Compensa 2, zona Oeste, Maria de Soleide Souza participou da ação de saúde no santuário de Aparecida e destacou a maior facilidade para acessar os serviços. “As pessoas não saem de casa para se cuidar. Mas cuidar da saúde é importante e aqui foi mais fácil e acessível”, afirmou.

O HIV tem transmissão por relações sexuais sem uso de preservativo, podendo ser transmitido da gestante para o bebê na gestação, parto ou amamentação. O vírus ataca o sistema imunológico e sem tratamento pode evoluir para a Aids, que é o estágio avançado da infecção.

Também pode ser transmitido pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas ou outros objetos perfurocortantes, e pela transfusão de sangue contaminado.

Neste ano, o município já notificou 1.298 casos novos de HIV em adultos em Manaus, 445 novos casos de Aids e 183 óbitos pela doença. Em 2024, Manaus registrou 1.756 casos novos de HIV em adultos, 546 casos novos de Aids e 244 óbitos.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura reforça fiscalização do transporte especial e realiza nova etapa da operação ‘Transporte Legal’

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza ação do ‘Novembro Azul’ no distrito de Obras do Morro da Liberdade

victoria Farias

Cruzeiro Seven Seas Navigator chega a Manaus com mais de 800 turistas

victoria Farias