Blitz Amazônico
Política

Delegado Pablo impacta finalistas de Direito da Fametro com palestra sobre o futuro das leis penais no Brasil

Os estudantes finalistas do curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) participaram, na noite desta segunda-feira (24), de uma palestra que prendeu a atenção de todos. O delegado da Polícia Federal e ex-deputado federal, Pablo Oliva, foi o convidado especial para discutir as novas leis penais brasileiras e o fortalecimento no combate à criminalidade.

Com experiência direta no enfrentamento ao crime organizado e na condução de operações policiais, Pablo abordou temas sensíveis e atuais, como a proposta em análise na Câmara Federal que pretende classificar facções criminosas como grupos terroristas, ampliando o rigor das punições e reforçando a proteção social.

O delegado também relembrou projetos de lei de sua autoria, incluindo o que endurece as penas para quem auxilia criminosos em fuga, e outro que aumenta a punição para crimes hediondos, como estupro, sequestro e latrocínio. Entre os avanços da legislação, destacou o fim da possibilidade de fiança, a proibição das “saidinhas” e o aumento do tempo de detenção em regime fechado para condenados.

Durante o encontro, os estudantes também puderam conhecer um pouco da trajetória que sustenta a fala firme de Pablo.

Nascido em Manaus em 26 de julho de 1976, ele construiu uma carreira sólida na Polícia Federal. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Constitucional e mestrado em Investigação Criminal e Criminologia, atuou por mais de 12 anos na PF, chefiando operações e sendo titular em diversas delegacias do Amazonas. Como Diretor Regional da ADPF, idealizou o Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, referência nacional no tema.

Em 2018, decidiu levar essa experiência à esfera legislativa e foi eleito deputado federal pelo Amazonas com 151.649 votos. No Congresso, integrou comissões estratégicas, como Segurança Pública, CCJ e Integração Nacional. Desde então, firmou sua bandeira de “delegado que combate a corrupção”, reforçando a necessidade de leis mais duras para enfrentar o crime e proteger vidas.

A palestra encerrou com perguntas, debate e uma forte sensação de que os futuros operadores do Direito têm um papel essencial na construção de um país mais seguro e justo.

Portal Blitz Amazônico
Repórter das Comunidades AM – Facebook, Instagram, TikTok e Kwai
DRT 1200 AM
WhatsApp: (92) 99467-7004

PortalBlitzAmazonico #ReporterDasComunidadesAM #DRT1200AM #BlitzAmazonico #Notícia #Manaus #Amazonas WhatsApp: (92) 99467-7004

Post Relacionado

Lula tem 40%, Bolsonaro, 29%; Ciro e Moro empatam em 9%, aponta Exame/Ideia

Shayenne

Com salário mínimo de R$ 1.294, Congresso recebe proposta da LDO para 2023

Redator

Cerimônia de filiação de Sabá Reis terá presença dos presidentes do Avante

Patrick