Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública inicia mutirão de serviços na Terra Indígena Caititu, em Lábrea

Ação que começou nesta segunda (3) e segue até sexta (7) leva acesso à Justiça, documentação civil e serviços previdenciários a 25 aldeias da região do Purus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, na segunda-feira (3), um mutirão de atendimentos na Terra Indígena Caititu, no município de Lábrea, Sul do Amazonas. A ação, que segue até sexta-feira (7), acontece na Aldeia Novo Paraíso, com atendimentos diários das 8h às 17h, e tem o objetivo de garantir acesso à Justiça, cidadania e direitos fundamentais a povos indígenas da região do Purus.

Segundo a defensora pública Daniele Fernandes, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (NUDCIT), o mutirão é inédito na região e realizou 72 atendimentos no primeiro dia de ação.

“Se trata do 1° mutirão jurídico na Terra Indígena Caititu e o primeiro a contar com a presença do INSS. O balanço do primeiro dia de atendimento é muito positivo, pois foram solucionadas demandas de todos os serviços oferecidos: previdenciário, família e registros públicos, incluindo uma grande procura pela inclusão de dados sobre pertencimento indígena nos registros”, disse a defensora.

O mutirão é resultado de uma parceria entre a DPE-AM, a Organização dos Povos Indígenas do Alto Purus (OPAN), a Associação dos Povos Indígenas da Terra Caititu (APITC), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Prefeitura de Lábrea. Ao longo da semana, as equipes atenderão 25 aldeias, entre elas Boa Vista, Capurana, Nova Esperança II, Terra Sagrada e Amazônia.

“Esse mutirão surgiu a partir da vontade do povo Apurinã de ter acesso a serviços que a Defensoria e instituições parceiras poderiam oferecer”, explicou o defensor João Gustavo Fonseca, que também atua no núcleo.

Entre os serviços ofertados, estão atendimentos da Defensoria nas áreas de família, criminal, previdenciária e de registros públicos, além de requisição de benefícios do INSS, como salário-maternidade, aposentadoria rural, pensão por morte e BPC/LOAS. Também há emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, retificações e inserção da etnia nas certidões, além de serviços de assistência social, como inclusão no CadÚnico, e atendimento médico para perícias previdenciárias.

A iniciativa começou após um processo de formação de lideranças indígenas, em que se identificou que a comunidade enfrentava dificuldades para acessar direitos básicos. “Consultamos o povo, e a partir dessa demanda organizamos atendimentos itinerantes em todas as aldeias. O diferencial é que conseguimos incluir a etnia nos registros, o que garante acesso a políticas públicas específicas e fortalece a identidade do povo Apurinã”, reforçou o defensor João Gustavo.

Atendimentos

Os atendimentos são realizados de forma itinerante, com cronograma que abrange diferentes aldeias a cada dia. A DPE-AM orienta que os moradores levem documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, além de certidões antigas e comprovantes de atividade rural, conforme o tipo de serviço solicitado.

A cacica Zuleide, da aldeia São Francisco, ressaltou a importância de ter os serviços disponíveis dentro da própria terra indígena. “Vim aqui para tirar meu documento e conversar sobre meus direitos no INSS. Faz 20 anos que tenho problemas com minha doença e essa oportunidade é muito importante. Estamos sendo bem atendidos, a comunidade está bem recebida, e é muito bom ter esses serviços aqui, dentro da nossa aldeia”, afirmou.

Cronograma do mutirão

  • Segunda-feira (3/11) – Aldeias Boa Vista, Copaíba, São Francisco, Açaizal e São Francisco (Puciari)
  • Terça-feira (4/11) – Aldeias Paxiúba, Marcedinho, Vila Nova, Castanheira e Idecorá
  • Quarta-feira (5/11) – Aldeias São Sebastião, Capurana, Bela Vista, Tombador, Cujubim e Terra Alta
  • Quinta-feira (6/11) – Aldeias Nova Esperança II, São José, Santa Fé e Novo Paraíso
  • Sexta-feira (7/11) – Aldeias Amazônia, Terra Sagrada, Tucumã, Irmã Cleusa e Terra Nova

Texto: Ed Salles

Foto: Brayan Riker/DPE-AM

Post Relacionado

Garantido mantém tradição de celebrar Santo Antônio e homenagear os namorados, nesta segunda (12/06)

Patrick da Silva FARIAS

Defensoria Itinerante levará neste sábado (8) atendimentos gratuitos ao bairro Lago Azul, em Manaus

victoria Farias

Defensoria Pública do Amazonas realiza mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos em Amaturá 

victoria Farias