Blitz Amazônico
Amazonas

Em Itacoatiara, Defensoria Itinerante realiza mais de mil atendimentos jurídicos gratuitos 

Mutirão promovido entre os dias 27 e 30 de outubro concentrou maior procura pela população na área de Registros Públicos 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do projeto Defensoria Itinerante, vem reforçando o acesso da população do interior a serviços jurídicos e de documentação básica, essenciais para o exercício da cidadania. Em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), a iniciativa realizou 1.248 atendimentos gratuitos durante o mutirão promovido entre os dias 27 e 30 de outubro. 

Os atendimentos ocorreram na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Colônia, e contemplaram demandas nas áreas de Família e Registros Públicos, com destaque para esta última, que registrou a maior procura dos moradores. 

Foram ofertados serviços como registro tardio de nascimento e óbito, retificação e restauração de certidões, pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e curatela. 

Mais do que números, o mutirão evidenciou a dificuldade de acesso a serviços básicos, especialmente para quem vive em áreas mais afastadas ou com poucos recursos, um desafio persistente em várias regiões do estado. 

De acordo com o coordenador do projeto, defensor público Danilo Germano, o atendimento da Defensoria é, para muitas pessoas, a primeira oportunidade de regularizar documentos e exercer plenamente seus direitos. 

“Grande parte dos problemas enfrentados pelas comunidades do interior nasce da falta de acesso a serviços básicos. Por isso, cada ação itinerante representa uma oportunidade de aproximar o Estado das pessoas e de mostrar, na prática, que a Justiça pode e deve estar presente em todos os lugares”, destacou. 

Sobre a Defensoria Itinerante 

A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que leva atendimentos jurídicos gratuitos a diferentes municípios do Amazonas e bairros de Manaus, priorizando comunidades que enfrentam barreiras de deslocamento ou financeiras para acessar a Justiça. O objetivo é garantir que a população mais vulnerável tenha seus direitos assegurados de forma célere, humanizada e próxima da realidade local. 

Texto: Aline Ferreira 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

‘Festival 5 Minutos em Cena’ apresenta espetáculos gratuitos em Manaus

victoria Farias

Governo do Amazonas vai coordenar atualização dos dados de saneamento básico em novo sistema nacional

blitzamazonico

As inscrições para concurso da Defensoria Pública do Amazonas encerram no dia 24 de abril

blitzamazonico