Novo núcleo reúne centrais e grupos de apoio para aprimorar o atendimento e dar suporte às Defensorias da capital e do interior
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta quarta-feira (29), o Núcleo de Apoio ao Interior e Capital (Naic), uma unidade voltada a fortalecer a estrutura administrativa e o suporte técnico às unidades da instituição na capital e interior. O espaço, instalado na rua Dr. Thomas, nº 15, bairro Nossa Senhora das Graças, foi idealizado para otimizar processos, integrar serviços e aprimorar o acesso à Justiça com um modelo de atendimento mais eficiente.
De acordo com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o núcleo representa um passo decisivo para modernizar a Defensoria e garantir melhores condições de trabalho aos servidores. Segundo ele, o objetivo é ampliar a qualidade dos serviços e criar um ambiente adequado para que as equipes atendam com mais agilidade e conforto.
“O que nos move é melhorar a qualidade dos nossos serviços, fazer com que o atendimento cresça em amplitude e em qualidade. Mas isso não é possível se os nossos servidores não tiverem um ambiente digno e estruturado. O Naic concretiza essa visão de futuro, aplicando tecnologia e garantindo que nossos profissionais possam atender mais e melhor o cidadão do Amazonas”, afirmou Rafael Barbosa.
O Defensor Público Geral destacou, ainda, que a Defensoria tem enfrentado os desafios orçamentários com inovação, encontrando soluções para estar presente mesmo em localidades de difícil acesso.
“A Defensoria tem uma limitação orçamentária histórica, mas é impossível seguir sem pensar em alternativas. Essas novas estruturas foram pensadas para permitir que a instituição alcance os municípios mais distantes com menor gasto, garantindo proteção econômica e jurídica à população”, completou o Defensor Geral.
Parceiros presentes
Representando o Governo do Estado, o subprocurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Amazonas, Isaltino Neto, ressaltou o papel da tecnologia no avanço dos serviços públicos e a parceria institucional entre Executivo e Defensoria.
“Os desafios da gestão pública são infinitos e os recursos, limitados. Por isso, precisamos usar a tecnologia a nosso favor. A inauguração deste núcleo é a concretização dessa ideia para expandir, com inteligência e eficiência, os serviços públicos da Defensoria. Apesar de atuarmos em frentes distintas, Governo e Defensoria têm a mesma finalidade, que é entregar políticas públicas e qualidade de vida à população”, destacou Isaltino.
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, afirmou que o novo espaço vai fortalecer o atendimento no interior e ampliar o alcance da Defensoria junto às prefeituras.
“A Defensoria tem sido essencial nos municípios, tanto em momentos de crise quanto na defesa de cidadãos vulneráveis. Essa parceria com a AAM começou com 12 polos e hoje já ultrapassa 30. A meta é chegar a todos os municípios, porque o povo do Amazonas precisa desse serviço”, afirmou.
Anderson também destacou que o termo de cooperação firmado entre as instituições tem possibilitado novas frentes de trabalho, inclusive com o apoio de estagiários locais, que auxiliam na tramitação de processos e no contato direto com os assistidos.
Estrutura e serviços
O Naic reúne, em um mesmo endereço, serviços que antes funcionavam na Unidade Belo Horizonte, como a Central de Atendimento Virtual do Interior e Região Metropolitana (Cavirm), a Central de Apoio ao Interior (CAI), a Central de Consultas e o Grupo de Apoio Remoto (Garem). A mudança amplia o suporte técnico, facilita o fluxo interno e contribui para a modernização do atendimento.
O Naic integra a política de expansão e modernização da Defensoria, que tem fortalecido o atendimento tanto na capital quanto nas regiões mais remotas. Com a centralização de serviços e o uso estratégico da tecnologia, a instituição busca ampliar suas atividades e garantir que o acesso à Justiça chegue a todos os amazonenses.
A cerimônia contou com a presença do Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa; do subprocurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Estado, Isaltino Neto, que representou o governador Wilson Lima; do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza; do chefe do Núcleo Regional da Defensoria Pública da União no Amazonas, João Thomas; do chefe de gabinete da DPE-AM, Bruno Soré; e dos defensores públicos Gabriel Herzog, Sérgio Ochoa e Fernando Prestes, além de diretores, servidores, residentes e estagiários.
Foto: Junio Matos/DPE-AM
Texto: Ed Salles


