Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Itinerante vai oferecer assistência jurídica gratuita à população durante 5ª edição do Manaus Cidadã 2025

Ação será realizada nessa sexta-feira (24), das 8h às 12h, na Galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, nº 82, bairro Centro

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai participar da 5ª edição do Manaus Cidadã 2025, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O mutirão acontecerá nessa sexta-feira (24), das 8h às 12h, na Galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, nº 82, bairro Centro, zona Sul.

Na ação, a população poderá solicitar serviços relacionados à assistência jurídica gratuita em diversas áreas, incluindo pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, guarda, curatela, registro tardio de nascimento ou óbito, retificação e restauração de certidão de nascimento, além da requisição de segunda via de certidões.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas. Para agilizar o processo, é recomendado que os interessados compareçam ao local com documentos de identificação (RG e CPF), além do comprovante de residência, e todos os papéis relacionados à demanda que desejam apresentar.

Sobre o ‘Manaus Cidadã’

O Manaus Cidadã integra o programa “Manaus por Você”, que busca ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade a serviços públicos essenciais, como emissão de documentos, orientação jurídica e atendimentos sociais.

A iniciativa reúne diversos órgãos municipais e estaduais com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a direitos básicos e fortalecer o vínculo entre comunidade e poder público.

Sobre a Defensoria Itinerante

A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que leva atendimentos jurídicos gratuitos a diferentes municípios do Amazonas e bairros de Manaus, priorizando comunidades que enfrentam barreiras de deslocamento ou financeiras para acessar a Justiça. O objetivo é garantir que a população mais vulnerável tenha seus direitos assegurados de forma célere, humanizada e próxima da realidade local.

Texto: Aline Ferreira

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

DPE-AM instaura procedimento para acompanhar o atendimento às gestantes no Hospital de Autazes

blitzamazonico

Em Tabatinga, workshop apoiado pelo Governo do Amazonas debate sociobioeconomia na Tríplice Fronteira 

EDI FARIAS

Em Humaitá, Defensoria realiza mutirão de atendimento para famílias atingidas por operação federal que explodiu balsas no rio Madeira

victoria Farias