Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura intensifica operação ‘Sucata’ e remove veículo irregular sobre ponte em Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na manhã desta segunda-feira, 20/10, uma ação de fiscalização de rotina para coibir o estacionamento irregular em diversos pontos da cidade. Durante a operação, um veículo foi removido após ser flagrado estacionado sobre a ponte Romana I, localizada na avenida 7 de Setembro, no Centro. Além da remoção, houve operação “Sucata” na zona Norte da cidade.

Conduzida pelas equipes de fiscalização do IMMU, a operação integra o conjunto de ações permanentes de ordenamento viário da cidade. O trabalho tem o objetivo de garantir a livre circulação de veículos, preservar a segurança dos pedestres e combater práticas que comprometem o fluxo do trânsito. Durante as abordagens, os agentes orientaram motoristas e reforçaram a importância de respeitar as normas de estacionamento, principalmente em áreas de grande movimento.

De acordo com o IMMU, estacionar sobre pontes é uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme o artigo 181, inciso 14, configurando infração grave. A penalidade inclui multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo por meio de guincho.

O órgão reforça que não é necessária a presença de placas de proibição para caracterizar a infração, pois a conduta já é expressamente vedada pelo CTB. A medida visa garantir a segurança viária, evitando riscos de acidentes e prejuízos à fluidez do trânsito.

“Nosso trabalho é garantir que as vias da cidade permaneçam seguras e desobstruídas. Estacionar sobre pontes é uma conduta que coloca em risco a vida de motoristas e pedestres. A fiscalização é contínua e tem caráter educativo, mas quando há desrespeito claro à lei, o IMMU atua com firmeza para manter a ordem no trânsito”, destacou o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari.

Zona Norte

Paralelamente às ações no Centro, agentes de trânsito do IMMU intensificaram a operação “Sucata” no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. A iniciativa tem como objetivo remover veículos abandonados das vias públicas, que além de obstruírem a passagem e oferecerem risco de acidentes, podem servir como abrigo para insetos, vetores de doenças e usuários de drogas.

As equipes seguem realizando vistorias em diferentes pontos da cidade, priorizando áreas com grande fluxo de pedestres e veículos, reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover segurança, mobilidade e qualidade de vida à população.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Foto – Divulgação / IMMU

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança em obra de requalificação do igarapé do Mindu

victoria Farias

Prefeito fiscaliza obras de novo centro municipal de educação especial da cidade

blitzamazonico

Segundo dia da “Semana do Regulado” da Visa Manaus traz orientações ao segmento de panificação

blitzamazonico