Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Servidores da educação municipal participam de roda de conversa em alusão ao ‘Outubro Rosa’

Com o slogan “Conhecimento que protege. Cuidado que faz viver”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma roda de conversa voltada aos servidores da educação, alusiva à campanha do “Outubro Rosa”. O evento aconteceu, nesta sexta-feira, 10/10, no auditório da secretaria, na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O evento contou com a participação de especialistas da área de saúde da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), clínica Vivamente Saúde Integral e projeto “Lute como uma garota”. 

A ação marca a abertura da campanha da secretaria, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o câncer de mama, incentivar o autocuidado e fortalecer o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, além de informar, conscientizar e incentivar a realização regular de exames preventivos, como a mamografia e o exame preventivo do colo do útero, ampliando o acesso à informação e ao autocuidado no ambiente de trabalho. 

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para 2025 é de 73.610 novos casos no país, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A adoção de hábitos saudáveis e o acesso à informação são fundamentais para reduzir esses números. 

Para o secretário da Semed, Júnior Mar, a ação mostra toda a preocupação da secretaria e do poder público municipal sobre a temática. “Cuidar da saúde física e mental dos nossos servidores é fundamental. Mais que profissionais, são pessoas. Com a campanha do ‘Outubro Rosa’, reforçamos a importância do autocuidado, do toque, dos exames e da conscientização. Quanto mais cedo a informação, melhores as atitudes. O prefeito David Almeida e o vice-prefeito Renato Júnior têm reforçado esse compromisso com o bem-estar, e as mulheres estão recebendo o cuidado e o apoio que merecem”, comentou o secretário. 

Alessandra Pereira, médica psiquiatra na clínica Vivamente Saúde Integral, uma das especialistas convidadas, destacou o cuidado com a mente, que pode ser um aliado contra esse mal que afeta as mulheres. 

“Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a física. Quando a mente está bem, o corpo funciona melhor. O autocuidado permite perceber sinais do corpo, como os que indicam um possível câncer de mama. Por isso, equilibrar emoções também é uma forma de prevenção”, disse a profissional. 

Com 20 anos de serviço público, a assessora técnica do Departamento de Planejamento (Deplan), Anne Caroline Albuquerque, disse que se cuida muito, mas a roda de conversa ajuda a conhecer um pouco mais sobre o assunto. “É muito importante que a Semed aborde essa temática, que também faz parte da educação. A maioria dos nossos servidores é de mulheres, por isso, neste mês, é essencial reforçar informações e orientações com especialistas, que nos ajudam a esclarecer dúvidas e cuidar melhor da nossa saúde”, afirmou a servidora. 

Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Post Relacionado

Maternidade Dr. Moura Tapajóz realiza neste sábado novo mutirão para inserção de DIU

Patrick

Prefeitura de Manaus asfalta 27 quilômetros de extensão do ramal do Brasileirinho

victoria Farias

Visa Manaus comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária com ação educativa

Victória Farias